Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasce um novelão? Cinco pontos positivos do capítulo de estreia de ‘Travessia’

Nova produção das 21h aborda o lado obscuro da internet por meio de uma manipulação já usada nesta eleição presidencial

11 out 2022 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

Se a primeira impressão é a que fica, o início da nova novela das 21h da Globo conseguiu impactar. 

1.Ritmo - A autora Gloria Perez imprimiu agilidade ao longo 1º capítulo. A velocidade da trama, em alguns momentos semelhante à de uma série de ação, prendeu a atenção do telespectador. As primeiras histórias foram apresentadas com objetividade. 

2.Visual - O novo folhetim contemporâneo da Globo possui estética apurada. Cenários bonitos e verossímeis, bons efeitos visuais (alguns incomuns em novelas), imagens com tratamento de cinema, edição que valoriza as reações dos atores. O close-up foi bem usado para ressaltar ápices de emoções. 

3.Atuações - Destaque para as sequências dramáticas com Grazi Massafera (Débora) e Humberto Martins (Guerra). Ambos em total sintonia com seus personagens. A protagonista Lucy Alves (Brisa) apareceu pouco, porém, o suficiente para exalar carisma e deixar o público na expectativa do martírio que está por vir. 

4.Abordagem - Falar de tecnologia e futurismo numa novela é sempre um risco. Parte numerosa da audiência pode não entender. Craque na temática, Gloria Perez deixou compreensível a deepfake, recurso de inteligência artificial que manipula imagens e áudios, amplamente usado para criar fake news. 

5.Realidade - Considerada um espelho da sociedade, a telenovela às vezes informa e suscita debates relevantes. Ao mostrar uma injustiça baseada em história real (a mulher inocente linchada no Guarujá após ser acusada de sequestrar crianças), a autora conecta ‘Travessia’ ao nosso dia a dia e alerta sobre o perigo do uso indevido da web. Recentemente, William Bonner e Renata Vasconcellos, âncoras do 'Jornal Nacional', foram vítimas de deepfake criada por criminosos interessados em propagar falsos resultados de pesquisas de intenção de votos a presidente.

A deepfake com o rosto de Brisa (Lucy Alves) é baseada em história real de injustiça a partir de uma fake news
A deepfake com o rosto de Brisa (Lucy Alves) é baseada em história real de injustiça a partir de uma fake news
Foto: Reprodução/TV
Débora (Grazi Massafera) viveu um tsunami de emoções no ágil capítulo de estreia de 'Travessia'
Débora (Grazi Massafera) viveu um tsunami de emoções no ágil capítulo de estreia de 'Travessia'
Foto: Reprodução/TV
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade