Nem a cobertura da tragédia em Petrópolis impulsiona o ‘JN’
Principais telejornais da Globo, Record TV e SBT tiveram pouco aumento de público com a cobertura da catástrofe
Notícia ruim gera boa audiência. Essa lógica do jornalismo deixou de ser incontestável. Nem manchetes dramáticas têm produzido aumento relevante nos índices no Ibope.
Entre terça-feira (15) e quinta (17), dias de ampla cobertura da tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis, os três principais telejornais do horário nobre da TV aberta tiveram um aumento tímido de público.
O ‘JN’ registrou média de 22 pontos, apenas 0.4 a mais do que no mesmo período da semana anterior. O ‘Jornal da Record’ passou de 8.9 pontos para 9.3 com as matérias sobre o caos na cidade imperial. A média do ‘SBT Brasil’ ficou em 5.9 pontos, somente 0.2 acima do registrado na terça, quarta e quinta anteriores.
Não há desespero na Globo em razão da queda significativa de audiência do ‘JN’ nos últimos meses. A liderança continua inabalada.
Espera-se uma reação dos números a partir da estreia das próximas novelas das 19h (‘Cara & Coragem’, em maio) e 21h (‘Pantanal’, em março) e do início da cobertura do dia a dia dos candidatos à Presidência da República.