Nem 'Avenida Brasil', nem 'A Usurpadora': TOP 10 melhores audiências da TV brasileira deve tirar o fôlego de muitos noveleiros
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam que existe um aumento expressivo da ausência da televisão na casa dos brasileiros
Ao longo da história da televisão brasileira, diversos programas e eventos alcançaram audiências expressivas e, por incrível que pareça, nem "A Usurpadora" e nem a novela "Avenida Brasil" não se encontra entre as 10 melhores.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento revela que em 2023, dos 78,3 milhões de domicílios no país 4,5 milhões não tinham televisão, um total de 5,7%.
Além disso, os dados comprovam que existe um aumento expressivo da ausência da televisão na casa dos brasileiros. Em 2016, por exemplo, o percentual era de 2,8% e em 2022, 5,1%, aproximadamente 3,8 milhões de famílias.
"Pode ser uma mudança de hábitos da sociedade. Lenta, de forma muito gradual, mas consistente", sugere o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fontes. A TV por assinatura é outro item que está ficando de fora da residências dos brasileiros.
Em 2016, um em cada três (33,9%) lares tinham o serviço. Em 2022, eram 27,7% e, no ano passado, o percentual caiu para 25,2% (18,6 milhões de endereços), apontam os dados.
Desse modo, o IBGE entrevistou cidadãos e perguntou o motivo de não aderirem ao serviço. "De 2016 a 2019, o principal motivo era o fato de o serviço ser considerado caro. Em 2016, 56,1% atribuíram o fato ao custo do serviço e, em 2019, foram 51,8%", dizia trecho do texto divulgado pelo perfil "Mundo e Capitais"...
Matérias relacionadas
Deu ruim! Morte de Rudá em 'Mania de Você' não melhora audiência e novela segue em crise
Sumiram da TV! Lídia Brondi, Joana Fomm e mais 6 atores da novela 'Tieta' estão longe da TV há anos