Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nem 'Avenida Brasil', nem 'A Usurpadora': TOP 10 melhores audiências da TV brasileira deve tirar o fôlego de muitos noveleiros

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam que existe um aumento expressivo da ausência da televisão na casa dos brasileiros

26 mar 2025 - 21h51
Compartilhar
Exibir comentários
Nem 'Avenida Brasil', nem 'A Usurpadora': TOP 10 melhores audiências da TV brasileira deve tirar o fôlego de muitos noveleiros.
Nem 'Avenida Brasil', nem 'A Usurpadora': TOP 10 melhores audiências da TV brasileira deve tirar o fôlego de muitos noveleiros.
Foto: Divulgação, TV Globo / Purepeople

Ao longo da história da televisão brasileira, diversos programas e eventos alcançaram audiências expressivas e, por incrível que pareça, nem "A Usurpadora" e nem a novela "Avenida Brasil" não se encontra entre as 10 melhores.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento revela que em 2023, dos 78,3 milhões de domicílios no país 4,5 milhões não tinham televisão, um total de 5,7%. 

Ausência da televisão na casa dos brasileiros só aumenta

Além disso, os dados comprovam que existe um aumento expressivo da ausência da televisão na casa dos brasileiros. Em 2016, por exemplo, o percentual era de 2,8% e em 2022, 5,1%, aproximadamente 3,8 milhões de famílias.

"Pode ser uma mudança de hábitos da sociedade. Lenta, de forma muito gradual, mas consistente", sugere o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fontes. A TV por assinatura é outro item que está ficando de fora da residências dos brasileiros. 

Em 2016, um em cada três (33,9%) lares tinham o serviço. Em 2022, eram 27,7% e, no ano passado, o percentual caiu para 25,2% (18,6 milhões de endereços), apontam os dados.

Desse modo, o IBGE entrevistou cidadãos e perguntou o motivo de não aderirem ao serviço. "De 2016 a 2019, o principal motivo era o fato de o serviço ser considerado caro. Em 2016, 56,1% atribuíram o fato ao custo do serviço e, em 2019, foram 51,8%", dizia trecho do texto divulgado pelo perfil "Mundo e Capitais"...

Veja mais

Matérias relacionadas

Gabriela Spanic, de 'A Usurpadora', teve grave ruptura em relação com irmã gêmea por 10 anos; reencontro de tirar o fôlego em programa de TV

Será que a Virgínia vai querer?! Descubra quais são as 10 bolsas mais caras do mundo - o preço delas é de tirar o fôlego!

Deu ruim! Morte de Rudá em 'Mania de Você' não melhora audiência e novela segue em crise

Sumiram da TV! Lídia Brondi, Joana Fomm e mais 6 atores da novela 'Tieta' estão longe da TV há anos

Quase ninguém sabe, mas 'Tieta' desbancou o posto de maior audiência da TV de outra novela icônica do passado

Purepeople
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade