Netflix muda estratégia e faz novelas diárias para competir com TV tradicional
A plataforma busca ampliar sua popularidade com produções inéditas e parcerias internacionais para fidelizar o público em mercados estratégicos
Novelas em streaming
A Netflix está mudando sua estratégia de conteúdo para investir no segmento de novelas diárias, reforçando seu interesse em conquistar o grande público. Após um ensaio em mercados estratégicos, a plataforma sinaliza que pretende fortalecer sua grade com novos projetos de exibição frequente e em formato seriado.
A aposta acompanha uma estratégia global de se posicionar como alternativa às emissoras tradicionais e ampliar seu público em países com alta demanda por novelas. Segundo fontes do setor, a empresa busca parcerias com produtoras locais e canais populares para desenvolver histórias que atraiam assinantes habituados ao modelo de episódios diários.
Projetos em diferentes territórios
A primeira iniciativa foi "Valle Salvaje", uma telenovela espanhola de época criada por Josep Cister Rubio, que foi adquirida do canal La 1 da Televisión Española. A plataforma começou a exibir a novela diariamente em setembro passado para todos os países de língua espanhola, acompanhando o lançamento televisivo.
Para 2025, a Netflix já confirmou a coprodução da novela francesa "Tout Pour La Lumière" em parceria com o canal TF1, também com previsão de estreia simultânea na plataforma e na emissora.
Mercado nacional
No Brasil, a plataforma concorre com a Globoplay e a Prime Video, que já disponibilizam novelas em formato tradicional. Em sua estreia nesse mercado, a Netflix buscou outro formato de produção para "Pedaço de Mim", com apenas 17 episódios e todos disponibilizados simultaneamente. Entretanto, o melodrama protagonizado por Vladimir Brichta e Felipe Abib alcançou sucesso global, apontando o apelo internacional desse tipo de narrativa.
A próxima novela brasileira da plataforma pode seguir o padrão diária, aproveitando a queda de audiência das novelas da Globo e do SBT. Este ano, também marca a entrada da Max no seguimento, com o lançamento de "Beleza Fatal".