Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ninguém aguenta mais a overdose de política na TV

Escapismo oferecido pelo veículo perde espaço para notícias sobre denúncias, negociatas e julgamentos

3 ago 2017 - 12h43
Compartilhar
Exibir comentários

A novela das 21h da Globo era “imexível”, como diria um famoso ministro da era Collor. Mas até isso mudou. Na quarta-feira (2), a emissora deixou de exibir o capítulo 105 de ‘A Força do Querer’.

Aliás, a edição do ‘Jornal Nacional’ também não foi ao ar. No lugar entrou a transmissão ao vivo da votação na Câmara dos Deputados que salvou Michel Temer da denúncia de corrupção apresentada pela Procuradoria Geral da República.

Quanto mais política, mais audiência: ‘Jornal Nacional’ dá prioridade máxima às notícias de Brasília
Quanto mais política, mais audiência: ‘Jornal Nacional’ dá prioridade máxima às notícias de Brasília
Foto: Reprodução/Facebook/@jornalnacional / Sala de TV

Tem sido assim desde o início da crise que resultou no impeachment de Dilma Rousseff: o noticiário político possui prioridade máxima.

Não somente pela importância em si, uma vez que em jogo está o rumo do País, mas pela valiosa audiência com as manchetes geradas nos corredores do poder, em Brasília, e pelas operações deflagradas pela Polícia Federal.

O telespectador que só dispõe dos canais da TV aberta e quer fugir do assunto sofre com a overdose de notícias políticas nos telejornais – e eventuais mudanças na programação para destacar as consequências da corrupção endêmica.

A pauta, ainda que relevante, se torna repetitiva. Mas não há como o telejornalismo fugir do factual. As boas notícias – sim, elas existem! – conquistam espaço relevante apenas na internet e na imprensa escrita.

Empoderado (perdão pelo clichê da expressão), o jornalismo feito na TV não vai sair tão cedo debaixo dos holofotes e do ranking de melhores audiências do Ibope e da GfK.

Vem aí a pré-campanha eleitoral de 2018. Mais política na tela, dia e noite.

Números exemplificam a força crescente do noticiário: o ‘JN’ fechou o ano passado com média geral de 27 pontos, 3 a mais do que em 2015. De janeiro a julho deste ano registrou 29 pontos, com aumento de público nas últimas semanas.

Resta ao telespectador ter paciência para suportar o politiquês toda vez que liga a TV. Ou buscar outra maneira de se entreter após um dia intenso.

Em tempo: para agradar os noveleiros chateados com a não exibição de ‘A Força do Querer’ ontem, a Globo anuncia para esta noite um capítulo especial do folhetim de Gloria Perez.

Veja também

Presidente Michel Temer faz pronunciamento e agradece Câmara dos Deputados:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade