Nova polêmica com Manoel e Poeta ressalta diferenças salariais na Globo
Comparações de rendimentos entre estrelas da emissora já foram feitas até por Jair Bolsonaro
“A gente está falando de um cachê de, às vezes, quinze vezes menos para uma pessoa que está do meu lado. Eu ganho quinze vezes menos do que aquela pessoa. Você entende?”
Esse trecho de uma entrevista de Manoel Soares ao podcast ‘Quem Pode, Pod’, de Giovanna Ewbank e Fernanda Paz Leme, viralizou como se o apresentador comparasse o seu salário ao de Patrícia Poeta. Na verdade, ele reclamou da desvalorização do negro na publicidade.
As redes sociais se encheram de comentários raivosos contra a apresentadora, vista como vilã da história. Manoel fez uma postagem para estabelecer a verdade. A declaração sobre rendimentos, feita há 2 meses, não teve mesmo a ver com a colega de Globo.
“Amores meus, só pra não ter ruídos, a fala que geral tá citando foi referente a cachês publicitários em propagandas e não ao meu salário. Só para não ter ruídos, se fosse diria sem problemas, mas não é o caso, graças a Deus meu salário é justo”, escreveu.
No comando do ‘Encontro’ desde julho de 2022, os dois protagonizam uma interminável polêmica a respeito de suposta rixa nos bastidores, com episódios de interrupção, deboche e impaciência diante das câmeras.
A nova falsa polêmica inspira uma análise. Na TV, Poeta realmente ganha mais do que Manoel. É justo. A jornalista trabalha como apresentadora no canal carioca desde o ano 2000. Passou por diferentes postos, inclusive a bancada do ‘Jornal Nacional’, até chegar ao programa matinal. Ele se tornou apresentador titular apenas em 2019, no ‘É de Casa’.
A mesma métrica pode ser aplicada no caso de William Bonner e Renata Vasconcellos. Jair Bolsonaro chegou a ironizar a diferença de ganhos entre eles ao refutar o compromisso com a equidade salarial entre gêneros na campanha de 2018. “Eu jamais aceitaria receber um salário menor que um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu”, respondeu a âncora ao então candidato à Presidência.
Bonner entrou na Globo em 1986 e tem o cargo de editor-chefe do ‘JN’, o mais alto da equipe. Renata se transferiu da GloboNews para a emissora principal da família Marinho em 2002 e, como editora-executiva, está hierarquicamente abaixo do colega na redação. Um homem na posição dela também ganharia menos do que William.
Após deixar a emissora, Cissa Guimarães revelou que tinha salário menor que o de Patrícia Poeta e André Marques, seus companheiros no ‘É de Casa’, apesar de ter mais tempo de Globo do que eles.
De novo, a questão do tempo de função. O ex-Malhação e a ex-JN trabalharam anteriormente mais no comando de programas do que Cissa, vista mais vezes em novelas do que à frente de atrações ao vivo. Apresentadores sempre recebem remuneração maior do que atores.