Novela rejeitada, fiasco em reality e chegada de nova estrela marcam ano da Globo
Emissora prosseguiu com a dispensa de atores, não apresentou novidades no jornalismo e fez aceno à poderosa indústria da música sertaneja
Havia grande expectativa em relação à Globo em 2024. A maioria dos resultados frustrou. O remake de ‘Renascer’ gerou menos audiência do que se esperava. Encantou com a narrativa poética nos primeiros capítulos, porém, a trama arrastada mais aborreceu do que entreteve.
A atual produção das 21h, ‘Mania de Você’, caminha para se tornar o maior fracasso no horário. A trama possui qualidades, mas a falta de carisma das protagonistas e recorrentes incoerências no roteiro irritaram o público, cada vez menos disposto a assistir ao que não o agrada, já que tem incontáveis opções de entretenimento digital.
A melhor novela do ano da Globo é ‘Volta por Cima’, no ar às 7 da noite. Oferece os ingredientes clássicos da teledramaturgia, como a representação da honestidade em luta constante contra a malandragem. Há ainda vários tipos de amor convincente, como o entre pai e filho que só se conheceram adultos.
Assim como aconteceu com ‘Vai na Fé’, o investimento em um elenco com diversidade racial, com destaque a talentos negros, se mostrou um acerto. A dose generosa de humor também empolga o telespectador.
No entretenimento, a maior novidade foi a bem avaliada contratação de Eliana. Após participações especiais na programação, ela comandará a nova temporada do ‘Masked Singer Brasil’, focada em personagens icônicos de novelas da Globo.
Após ceder bastante espaço a funkeiros em anos recentes, a emissora voltou a procurar os sertanejos. Exibiu a 2ª temporada de ‘Rensga Hits’ em horário nobre, deu ao veterano Daniel o programa dominical ‘Viver Sertanejo’ e transmitiu o especial ‘Amigas’ com cantoras de sucesso. Essa revalorização da música na TV é uma boa notícia.
O ‘BBB24’ gerou ruidosa repercussão na internet e teve melhor resultado no Ibope do que a edição anterior. Seu campeão, Davi Brito, acabou dispensado pelo canal devido ao comportamento vexatório no ambiente on-line. Ganhou um afago ao aparecer como coadjuvante no 1º vídeo promocional do ‘BBB25’.
A aposta em um formato original de reality show, o ‘Estrela da Casa’, se mostrou um fiasco. Confuso e sem emoção, registrou baixos índices. O vencedor, Lucca, ganhou contrato com a TV, mas sumiu da mídia. Quem mereceu aplausos é Ana Clara, consolidada como apresentadora.
O canal da família Marinho não teve destaque no jornalismo. Novo diretor-geral do departamento, Ricardo Villela ainda não fez mudanças significativas. Estagnado, o ‘Jornal Nacional’ termina o ano com audiência ligeiramente menor que a de 2023. O único apresentador a se destacar foi César Tralli, do ‘Jornal Hoje’, com aprovação crescente e cada vez mais popular nas redes sociais.
A Globo deu sequência à política de não renovação de contratos com atores. Dispensou estrelas como Cláudia Raia, Christiane Torloni e Deborah Secco. O diretor de realities Boninho, o big boss do ‘BBB’, também saiu da TV carioca. O próximo pode ser o cantor Roberto Carlos, sem avanço na negociação para estender o vínculo que termina em março.