Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Às vezes é uma válvula de escape", diz atriz que vive Leila em 'Amor à Vida'

11 dez 2013 - 12h02
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A atriz Fernanda Machado</p>
A atriz Fernanda Machado
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias / TV Press

Certa vez, Fernanda Machado enfrentou um engarrafamento de tirar qualquer um do sério. Depois de uma hora e meia no volante – em um trajeto que costuma durar 15 minutos –, ela chegou ao Projac, complexo de estúdios da Globo, para mais um dia de gravação na pele de Leila, personagem que interpreta em Amor à Vida. Com os nervos à flor da pele, aproveitou a cena em que a vilã gritava com o quadro de Nicole, interpretada por Marina Ruy Barbosa, para colocar sua irritação para fora. "Às vezes, é uma válvula de escape. Dar uns berros como Leila pode ajudar e funciona como terapia", afirma, aos risos.

Simpática e com trejeitos delicados, Fernanda é o completo oposto do papel que encarna na trama de Walcyr Carrasco. E, em alguns momentos, chega a sentir certa dificuldade de representar as maldades de Leila. Principalmente quando a personagem maltrata a irmã autista, Linda (Bruna Linzmeyer). É que a atriz acaba se lembrando da cunhada, a quem é muito apegada e que tem a mesma síndrome. "É sempre um sofrimento quando tenho de falar coisas horríveis. Dói um pouco na hora de fazer, dói um pouquinho depois. Mas, com o tempo, fui aprendendo também", conta ela, que gosta de ouvir músicas animadas no caminho de volta para casa depois de um dia intenso de gravações.

Apesar disso, a ironia e o humor negro da personagem têm gerado maior repercussão. É comum, inclusive, Fernanda ser abordada por pessoas que assumem ser parecidas com sua vilã. Nas redes sociais, acontece o mesmo. Volta e meia a atriz lê comentários a favor das maluquices de Leila. "Sempre leio gente que escreve, 'Fulana está dando uma de Leila'. Já virou uma categoria de pessoa. É divertido", diz.

Para buscar a dose de loucura e os exageros da personagem, Fernanda assistiu novamente ao filme Ligações Perigosas. Não só para se inspirar na manipuladora Marquesa de Merteuil, papel de Glenn Close, mas também pelo fato de o filme retratar um triângulo amoroso - experiência que encarnou em cena ao lado de Ricardo Tozzi, que vive Thales, e Marina Ruy Barbosa. "A Glenn Close me trazia essa força meio psicopata que eu acho que a Leila tem. Mas foi só um princípio de inspiração", revela ela, que acabou encontrando referências em pessoas que conhece - sem, no entanto, poder "citar nomes".

<p>A atriz Fernanda Machado</p>
A atriz Fernanda Machado
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias / TV Press

Fernanda também precisou de uma preparação especial para protagonizar as cenas em que Leila usava cadeira de rodas e depois muletas, por conta do tombo que levou na escada. Mas, em 2011, na peça Mente Mentira, ela já havia se visto em situação semelhante, no papel de uma mulher que sofria de traumatismo craniano e precisava reaprender a andar e a falar. Então, a extensa pesquisa sobre reabilitação que fez na época a ajudou bastante na novela. "É sempre assim, os trabalhos antigos ajudam no próximo", argumenta ela, que também teve o auxílio de uma fisioterapeuta durante as gravações.

Em quase dez anos de carreira na TV, Fernanda exalta o fato de não ter ficado marcada por um perfil específico de personagem. Já viveu mocinhas e mulheres com desvio de caráter. "Também nunca fui taxada de cara de rica ou cara de pobre. Já fiz as duas. Fico muito feliz de ter tido a sorte de não fazer uma coisa só porque o grande barato do ator é a transformação", ressalta ela, elegendo a Joana de Paraíso Tropical, exibida pela Globo em 2007, como sua personagem mais marcante. "Era uma mocinha meio torta, que se revoltava e tentava se prostituir depois de ter levado um golpe do namorado. Exigiu muito de mim", recorda.

Sétima arte

Antes de Amor à Vida, fazia dois anos que Fernanda Machado não vivia uma personagem em novelas. Durante o período, ela se dividiu entre os EUA e o Brasil, e pôde estabelecer contatos e trabalhar no mercado de cinema americano. Em março, a atriz começa a rodar Broken e está tentando conciliar a agenda com as filmagens de Brazilian Rules, que devem começar enquanto ainda estiver envolvida com as gravações da novela. "Eles estão vendo o que podem fazer para filmar comigo só em fevereiro. Tem rolado bastante cinema, mais lá fora do que aqui. Queria fazer bastante cinema aqui também", reforça ela, que em 2014 estreia em longas brasileiros com Confia em Mim.

Para não perder as oportunidades que surgem no exterior, Fernanda contratou uma agente há um ano. Sempre que surge um filme, a atriz faz um vídeo como teste e envia para os EUA. Mas, durante "Amor à Vida", ela achou mais prudente dar uma pausa. "Falo para ela nem me mandar nada enquanto estou na novela, porque fico triste de não poder fazer. Chegam coisas muito legais."

Instantâneas

- Fernanda Machado se dedicou ao balé clássico desde a infância. Atualmente, faz aulas despretensiosamente quando pode

- Ela começou a fazer teatro com 12 anos e, mais tarde, cursou a faculdade de Artes Cênicas em Curitiba, no Paraná

- Apesar de se identificar, Fernanda fez pouca comédia na TV. Participou de Casos e AcasosMacho Man e Dicas de Um Sedutor. "Caras & Bocas é a única novela que eu acho que posso dizer que estava com o pé mais na comédia", ela diz

- Sua estreia na televisão aconteceu em 2004, em Começar de Novo, de Antônio Calmon e Elizabeth Jhin

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade