Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Argentina se despede de 'Avenida Brasil' em grande estilo

8 jul 2014 - 08h18
(atualizado às 17h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Após cumprir pena na prisão, Carminha (Adriana Esteves) volta para o lixão com Lucinda (Vera Holtz)
Após cumprir pena na prisão, Carminha (Adriana Esteves) volta para o lixão com Lucinda (Vera Holtz)
Foto: TV Globo / Divulgação

A exibição do último capítulo de Avenida Brasil em Buenos Aires foi em grande estilo. Com direito a teatro lotado e tapete vermelho com a presença de algumas das principais estrelas da trama. "Hoje acontece o grande final de Avenida Brasil, a novela que conquistou todos os argentinos", dizia a chamada no site da Telefé, canal que transmitia a novela no país.

O último capítulo da trama de João Emanuel Carneiro foi ao ar em outubro de 2012 no Brasil, onde foi líder de audiência do horário. E na última segunda-feira (7) foi transmitido no Luna Park, uma espécie de estádio coberto localizado no centro de Buenos Aires, com capacidade para 11.290 pessoas. O evento da noite contou com cerca de 6 mil espectadores confortavelmente sentados para desfrutar das últimas emoções de Nina e Carminha.

Estes ingressos foram ardorosamente disputados pelas fãs de Jorginho, ou Jorgito, como o chamam as telespectadoras argentinas em função do rebatizado do personagem na versão em espanhol. Anunciado na quarta-feira (2), o evento teve entrada gratuita, a entrega dos ingressos começou as 10h da manhã da quinta-feira (3) e, em menos de duas horas, os tickets já estavam esgotados.

E pode-se dizer que o sucesso da novela está refletido nessa devoção dos fãs por uma entrada para assistir o desfecho da história em grande estilo. Araceli Fanti, 21 anos, por exemplo, foi da cidade bonaerense de Quilmes, a 22km de Buenos Aires, para conseguir um ingresso. "Eu cheguei às 4h e finalmente às 10h30 consegui", contou a garota. Não contente em poder entrar, Araceli arrumou um jeito de driblar a segurança e conseguir um lugar ainda mais perto de seu ídolo, Jorgito. "Eu me arrepio toda quando eu vejo o amor de Nina e Jorgito", contou a fã.

O final feliz de Nina (Débora Falabella) e Jorgito (Cauã Reymond) era o mais esperado
O final feliz de Nina (Débora Falabella) e Jorgito (Cauã Reymond) era o mais esperado
Foto: TV Globo / Divulgação

Como explicar tamanho sucesso no país vizinho? É uma questão em aberto até mesmo para o elenco da novela que já foi vendida para 125 países, traduzida para 19 idiomas e gerou um lucro de mais de US$ 200 milhões aos seus produtores.

A novela estreou na Argentina em 16 de dezembro de 2013 e era exibida no horário da tarde, um capítulo seguido do outro, dois por dia. Em abril, em função da popularidade que vinha obtendo a trama, o canal passou a exibi-la em horário nobre, como arma para sair na frente da concorrência em termos de audiência. O resultado foi imediato, e logo o folhetim global virou líder em seu novo horário e terminou de conquistar os lares argentinos.

No melhor estilo hollywoodiano, com direito a mistério e tapete vermelho, os atores globais desembarcaram na porta do estádio para cumprimentar os fãs e seguir para o grande evento. Marcus Caruso, Vera Holtz, Alexandre Borges, todos receberam o calor de um público que não diminuiu nem com a temperatura de 17ºC que esfriava a noite de Buenos Aires.

Carminha (Adriana Esteves) se emociona ao pegar o neto no colo
Carminha (Adriana Esteves) se emociona ao pegar o neto no colo
Foto: TV Globo / Divulgação

A expectativa era grande, um público feminino e muito jovem em sua quase totalidade esperava ansioso pelo desfecho do triângulo, Nina, Carminha e Jorginho. Com uma foto do casal protagonista em mãos, Micaela Moyano de apenas 10 anos, disse desejar que "Carminha vá para a cadeia e que Nina e Jorginho sejam felizes", projetava a menina minutos antes da festa começar.

Mas se Avenida Brasil é furor na terra de Maradona, o carisma e o sex appeal de Cauã Reymond não ficam muito atrás. O ator que virou febre entre as adolescentes do país, era a presença mais esperada. Ao descer do carro negro que o trazia ao lado de seu par romântico na novela, Débora Falabella, o ator foi alvo de gritos histéricos de "Jorgito, Jorgito!", aos quais respondeu atenciosamente, cumprimentando cada uma das fãs. "Estou tremendo, eu toquei no dedo dele", soluçava Julieta Sartirana, de 22 anos. Ela foi ao evento para acompanhar a amiga Florência Psce, 23, e disse não haver pensado que poderia chegar tão perto do seu grande ídolo, Cauã.

No interior do Luna Park havia um ambiente de final de Copa, todos ovacionando cada gesto, cada abraço, aplaudindo cada sinal de redenção de Carminha. Dividido em blocos, o capítulo era intercalado por entrevistas com os atores presentes e em um evento de mais de duas horas de duração coroou Avenida Brasil como um marco do intercâmbio audiovisual entre Brasil e Argentina. "A última vez em que tivemos um evento desse porte para o final de uma novela foi em 2006 para a produção argentina Monte Cristo", contou o assessor de imprensa de Telefé, Daniel Logarzo. Até mesmo os atores, aparentemente acostumados aos holofotes brasileiros todos voltados em sua direção demonstraram surpresa com o tamanho da aceitação na Argentina. "Nunca tivemos isso no Brasil, é impressionante", declarou Débora Falabella, logo após a transmissão do capítulo final de Avenida Brasil no Luna Park.

Certamente, o impacto causado pelo desfecho da novela nos seus fãs argentinos teve dimensões parecidas ao surpreendente sucesso alcançado pelo folhetim. Para as irmãs Claúdia e Mariamela Mendoza, ambas de origem boliviana residentes no bairro de Boedo, em Buenos Aires, há 30 anos, as maiores surpresas do último capítulo vieram da personagem de Adriana Esteves. "Quando Carminha confessa o assassinato foi para mim a parte mais impactante", afirma Claúdia, enquanto Mariamela diz ter sido "a transformação de Carminha e a chance que lhe deram de mudar" o que mais lhe surpreendeu no capítulo derradeiro.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade