Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atriz assume insegurança: "sempre pergunto o que estão achando"

27 out 2010 - 07h43
Compartilhar
Manoela Reis

Discrição é uma qualidade sempre associada aos mineiros. E Josanna Vaz é uma típica mineira. A intérprete da empregada Elza, de Ribeirão do Tempo, começou a trama com uma personagem que nem constava na sinopse do folhetim. Mas, aos poucos, conquistou um espaço inesperado na trama de Marcílio Moraes. "Sempre pergunto para os diretores o que eles estão achando do meu trabalho. Sou insegura. E eles dizem que estou fazendo muito mais do que era previsto. Acredito que esse tenha sido o motivo", orgulha-se a atriz, que faz sua estreia na TV na novela da Record.

Morando no Rio há quatro anos, a atriz faz parte do grupo teatral Nós do Morro, que nasceu na favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde ela mora até hoje. E, desde 2006, Josanna se dedicou aos projetos do grupo e a fazer testes para produções de TV, até passar para Ribeirão do Tempo. "Quando cheguei ao Rio, não sabia que o Nós do Morro fazia uma seleção para outros atores entrarem no grupo. Mandei um e-mail me oferecendo para um estágio e eles me explicaram que eu podia ser aluna. Me dediquei ao máximo", lembrou ela, que está concorrendo ao Prêmio Raça Negra como Melhor Atriz por sua atuação no longa 5 Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos.

Nome: Josanna Marcela Vaz de Oliveira.

Nascimento: Em 25 de setembro de 1981. Em Ipatinga, Minas Gerais.

O primeiro trabalho na TV: a Elza de Ribeirão do Tempo, da Record. Antes só tinha feito pequenas participações.

Interpretação memorável: Priscila Marinho, em Caminhos das Índias. Além de ser minha companheira no Nós do Morro, sou muito fã do trabalho dela.

Um momento marcante na carreira: Quando entrei para o Nós do Morro e quando recebi a notícia que estaria no elenco do filme 5 Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos. Trabalhar com Cacá Diegues e Luciana Bezerra foi incrível.

Sua atuação inesquecível: Angélica, no longa 5 Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos. Recebi críticas muito boas sobre esse trabalho.

Papel que gostaria de interpretar: A protagonista do livro Gabriela, Cravo e Canela, do Jorge Amado. Mas já estou ensaiando uma peça onde serei Medéia. Sem dúvida, uma personagem muito forte.

Ao que gosta de assistir: Séries brasileiras e telejornais.

Ao que nunca assistiria: Jornais que são verdadeiras carnificinas. Exploram o sofrimento do povo de maneira sensacionalista.

O que falta na TV: Programas educativos.

O que sobra na TV: Humorísticos bobos.

Ator: Márcio Vito e Thiago Martins.

Atriz: Liliana Castro e Priscila Marinho.

Se não fosse ator, o que seria: Quando era pequena, as pessoas me perguntavam o que eu queria ser quando crescer. Respondia que já era atriz. Nunca imaginei outra coisa na minha vida.

Par romântico inesquecível: Wagner Moura e Camila Pitanga, a Bebel e o Olavo, de Paraíso Tropical, da Globo.

Com quem gostaria de fazer um par romântico: Brad Pitt.

Novela que gostaria que fosse reprisada: Gabriela, adaptação do romance de Jorge Amado, exibida pela Globo em 1975.

Novela preferida: Gabriela.

Vilão marcante: Olavo, personagem de Wagner Moura em Paraíso Tropical.

Livro de cabeceira: Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom.

Autor favorito: Jorge Amado e Rubem Alves.

Diretor favorito: Guti Fraga.

Filme: As Horas, de Stephen Daldry.

Vexame: Eu não sabia onde devia me posicionar em uma gravação de Ribeirão do Tempo e perguntei baixinho para o câmara. Não percebi que o microfone boom estava do meu lado e o Guto Botelho, diretor, falou no microfone que era ali mesmo e que estava ouvindo. Todos começaram a rir no estúdio.

Projeto: Estruturar o Campinho Show, projeto em que interpretamos para as crianças mais carentes do Vidigal.

Ribeirão do Tempo - Record - Segunda a sexta, às 21h30.

Josanna Vaz, de 'Ribeirão do Tempo'
Josanna Vaz, de 'Ribeirão do Tempo'
Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra