Autor da Globo sofreu enfarte e abandonou novela que está no ar
Trama da Globo que está passando no Viva desde 20 de janeiro teve momentos tensos e troca de autores após responsável pelo texto sofrer um enfarte
Em setembro de 1980, a Globo estreava Plumas e Paetês como sua nova novela das sete. A trama, iniciada por Cassiano Gabus Mendes, acabou finalizada por SilviodeAbreu, já que o primeiro autor sofreu um enfarte e abandonou novela para se recuperar. Relembre a trama que está no ar no canal Viva desde 20 de janeiro.
Desafio de continuidade
De acordo com o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, Plumas e Paetês enfrentava dificuldades para conquistar o público no início de 1981, quando, em janeiro, Cassiano Gabus Mendes sofreu um enfarte. O autor passou por uma cirurgia cardíaca para implantar três pontes de safena e, por recomendações médicas, não pôde mais retomar seu trabalho.
Diante da situação, Silvio de Abreu foi escolhido para assumir a autoria da novela a partir do capítulo 138. O principal desafio do novo autor, relembra Xavier, era conduzir a trama de forma coerente e, ao mesmo tempo, trazer novas camadas à história. A estratégia deu certo: a audiência cresceu e a novela conseguiu recuperar o fôlego na reta final.
Curiosamente, Silvio de Abreu revelou no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia (do Projeto Memória Globo) que foi indicado pelo próprio Cassiano, mesmo sem nunca terem trabalhado juntos antes. Para se inteirar da história, ele e sua esposa, Maria Célia, passaram um fim de semana lendo mais de cem roteiros e, em apenas uma semana, entregaram seis novos capítulos à produção.
Além da saída inesperada de Cassiano, a novela também enfrentou outra substituição nos bastidores: o Teledramaturgia relembra que o diretor-geral, Gonzaga Blota, sofreu um enfarte antes mesmo da estreia e foi substituído por Jardel Mello.
São Paulo na TV
Apesar dos desafios, Plumas e Paetês marcou a história da teledramaturgia da Globo ao ser a primeira novela escrita por Cassiano Gabus Mendes ambientada em sua terra natal, São Paulo. Suas produções anteriores, por exigência da emissora, tinham como cenário o Rio de Janeiro.
A escolha da cidade trouxe um diferencial para a novela, que explorou locações icônicas da capital paulista, como o Parque do Ibirapuera, o Terraço Itália e os bairros sofisticados do Morumbi e Jardim Europa.
Na época, Cassiano Gabus Mendes comentou ao jornal O Globo sobre a escolha de gravar em São Paulo: "Quero mostrar os locais mais badalados da cidade, restaurantes, boates e pontos de encontro da juventude. Também quero quebrar essa imagem de São Paulo como uma cidade apenas de trabalho, trazendo um lado mais vibrante e descontraído".
Depois de décadas fora do ar, Plumas e Paetês voltou a ser exibida pelo canal Viva, reacendendo a memória dos telespectadores. A reprise começou em 20 de janeiro de 2025 e os capítulos são exibidos às 14h40.