Saiba o que significa 'Babilônia', nome da nova novela das 9
Poder, ego, ganância e confusão dão tom 'babilônico' à nova novela do horário nobre da Globo
A nova novela das nove da Globo começa hoje e promete muitos conflitos gerados pelo excesso de vaidade e inveja. Não à toa, os autores batizaram a trama de ‘Babilônia’, que, segundo o dicionário Michaelis, significa “grande confusão”.
Siga Terra Diversão no Twitter
A antiga cidade sagrada, hoje território do Iraque, entrou para a história como uma região marcada pelo poder. Seus habitantes ficaram conhecidos pela capacidade de organização e pela concentração de muita sabedoria, avançada para a época.
A principal briga de ego gira entorno de Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves), um duelo com direito a muita ambição e chantagem.
Outro significado atribuído à palavra pelo dicionário é “edifício cujo tamanho causa admiração”, o que pode ter relação com alguns dos personagens da trama, especialmente os ligados com a ganância.
Gabriel Braga Nunes, por exemplo, dá vida a Luis Fernando, que é megalomaníaco e tem mania de grandeza. Marcos Palmeira é o prefeito Aderbal Pimenta, que também se enquadra neste perfil: o prefeito corrupto tem sede de poder.
Os Jardins Suspensos da Babilônia, que são a única das sete maravilhas do mundo antigo cuja localização ainda não foi descoberta, também podem ter servido como referência ao despertar um imaginário de paisagens paradisíacas e muita riqueza.
Locações sofisticadas não faltam no folhetim: os atores gravaram cenas em Dubai e Paris. Além disso, a ‘babilônia carioca’ promete estar muito bem representada entre as brigas de classes sociais.
Regina (Camila Pitanga), que tem origem humilde, promete mexer com os ânimos da abastada Beatriz, com conflitos que acontecerão entre apartamentos de classe média e mansões do Leme, bairro carioca onde é ambientada boa parte da novela.