Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bianca Rinaldi conta que pediu papel na novela 'Em Família'

11 jun 2014 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários
Bianca Rinaldi
Bianca Rinaldi
Foto: JORGE RODRIGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCIAS / TV Press

O jeito decidido de Bianca Rinaldi é típico de quem está há muito tempo caminhando com os altos e baixos da profissão de atriz. Após passar quase uma década integrando o elenco principal da Record e perfilar praticamente uma protagonista por ano, ela volta para a Globo, onde estreou como "paquita" da Xuxa nos anos 1990, para recomeçar. 

No ar como a médica Silvia de Em Família, Bianca conta que procurou Manoel Carlos para pedir um papel em seu folhetim. "Soube que a equipe dele estava finalizando a escolha de elenco. Mandei um e-mail e ele prontamente me respondeu, me oferecendo essa personagem", comemora. Passar de protagonista a um papel secundário, segundo ela, não é problema. "Estava desconfortável no meu conforto. Queria novas oportunidades, novos desafios", ressalta a atriz, que optou por não renovar seu contrato com a Record após saber que o vínculo seria de seis anos. "Se renovasse, minha vontade de explorar oportunidades se inviabilizaria. O ciclo se encerrou", pontua.

Para se preparar para viver Silvia, Bianca entrou em contato com diversos médicos, principalmente cardiologistas, especialidade exercida por sua personagem. "Não quis focar tanto na parte médica, mas na parte clínica", explica, dizendo que procurou colocar no papel características que espera encontrar quando vai a uma consulta.

Bianca Rinaldi
Bianca Rinaldi
Foto: JORGE RODRIGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCIAS / TV Press

"Busquei dicas de um tratamento humanizado. A pessoa já vai frágil a um consultório. Então, quer ser tratada com carinho, não como doente", afirma. Além disso, ela quis entrar mais a fundo no universo do alcoolismo, já que Silvia enfrenta esse problema com o amigo Felipe, interpretado por Thiago Mendonça. "Li 'Idealcoolismo' para me inteirar melhor sobre o universo dessa doença", conta, citando o livro de Antonio Alves Xavier e Emir Tomazelli.

Bianca também precisou mudar radicalmente o visual para encontrar o tom certo da praticidade evidente em seu papel. Para isso, voltou a ser loura e cortou o cabelo bem curto. "Adoro mudanças. Acho que esse é o grande  barato da profissão. Tenho mil possibilidades e quero usar todas. Cabelo cresce", diz, animada. 

Natural de São Paulo, a atriz de 39 anos começou sua carreira como paquita, na década de 1990. Apelidada de Xiquita Bibi, ficou por cinco anos ao lado de atrizes como Letícia Spiller e Juliana Baroni acompanhando Xuxa em programas como Xou da Xuxa, Programa Xuxa e Xuxa Park. No entanto, ela garante que ia de encontro com o sonho da maioria dos "baixinhos".

"Era super tímida. Não pensava em ser paquita. Fui levada por uma professora que insistiu muito. Quando cheguei lá, mesmo antes dos testes, as meninas já eram paquitas. Louras, de franjinha. Eu era um bicho do mato", relembra, aos risos. Nessa época, Bianca sonhava em ser ginasta, carreira que já seguia há cinco anos.

"Queria ser como a Nadia Comaneci, que era a Daiane dos Santos da minha época. Mas aí fui mordida pelo 'bichinho da TV'. Já era noveleira, já estava ali, era conhecida. Fui fazer cursos e me entreguei à paixão pela teledramaturgia", conta ela, que, após algumas participações na Globo, atuou em Malhação, antes de ir para o SBT para integrar a primeira versão de Chiquititas.  

Segunda tela

Bianca Rinaldi é uma mulher conectada às redes sociais. A atriz entende perfeitamente o conceito de "segunda tela" e é comum vê-la comentando os passos de sua personagem durante a exibição da novela em sua conta no Twitter. "Adoro essa interação e acho importante. É onde posso devolver um pouco do carinho que recebo", opina. Tanto empenho nas redes sociais faz com que ela, às vezes, leia comentários mais pesados ou críticos em excesso. "Se acho que tem fundamento, vou analisar e refletir. Mas se é só agressão gratuita, passo por cima", define.

O Twitter, inclusive, foi a plataforma usada por um fã para engajar a atriz em uma causa da qual participa há quatro anos. "Fui procurada para divulgar sobre a multipolissacaridose, uma doença metabólica hereditária,  e acabei mergulhando nesse universo", relembra ela. Desse encontro, nasceu o Instituto Eu Quero Viver, criado por Bianca, que busca informar sobre a doença, encontrar melhorias no tratamento público e manter o intercâmbio entre portadores.

"É um tema muito difícil. Talvez a máfia da saúde seja uma das piores que existe no Brasil. Já pensei muitas vezes em desistir. Mas acredito que a minha imagem seja boa para a causa. E minha imagem está aí para isso", define. 

Instantâneas

# Depois de ser paquita, o primeiro trabalho de Bianca Rinaldi como atriz foi uma participação em Cara & Coroa, em 1995.

# Sua primeira personagem foi em Malhação, na temporada de 1997, como a professora Úrsula.

# Bianca comprou os direitos da peça A Falecida, de Nelson Rodrigues. Após uma curta temporada de três meses no Rio de Janeiro, ela quer levar o espetáculo para São Paulo, ao fim de Em Família.

# Com sua personagem orbitando entre três pretendentes, Bianca garante que não tem torcida entre Cadu, Felipe e Gabriel, interpretados por Reynaldo Gianecchini, Thiago Mendonça e Miguel Thiré. "Acho que ela fica entre os dois primeiros e o Gabriel 'roda'", diz, aos risos.

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade