Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo derrubou ibope das sete há 11 anos com novela ambientada em ilha misteriosa

Com uma trama recheada de aventura e protagonizada por atores jovens, Globo mudou novela para suspense policial na tentativa de reconquistar o público

4 nov 2024 - 15h05
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Triângulo amoroso formado de Além do Horizonte foi cancelado após desempenho da novela
Triângulo amoroso formado de Além do Horizonte foi cancelado após desempenho da novela
Foto: Reprodução/Globo / Contigo

Em 4 de novembro de 2013, há 11 anos, a rede Globo inovava no horário das sete com o lançamento de Além do Horizonte, novela de Carlos Gregório e Marcos Bernstein com uma trama recheada de aventura e protagonistas jovens. O público, porém, não se identificou com a proposta e o enredo ambientado em uma ilha misteriosa derrubou o ibope da faixa.

Inspirações 

Em entrevistas resgatadas pelo jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, os autores explicaram que as inspirações para a trama vieram do desejo em contar histórias de pessoas pioneiras, que se aventuraram em busca de seus sonhos e como isso afetava os indivíduos ao redor desses sonhadores.

"Comecei a especular o quanto elas seriam capazes de fazer em busca desse sonho. Pensei nessas pessoas que estão insatisfeitas com a vida que levam e que em algum momento decidem largar tudo o que têm. E nas pessoas que ficam e resolvem ir descobrir o que aconteceu com esses parentes, irmãos, maridos, namorados que desaparecem sem deixar aviso ou direção, e que podem ter morrido", explicou Bernstein na época.

Inicialmente, Gregório, parceiro na escrita do roteiro, sentia que seria trabalhoso adaptar a história, que se assemelhava muito a séries americanas, para uma novela brasileira: "Quando Marcos propôs a ideia, eu achei de difícil execução, mas muito instigante. Ela me lembrava um filme que é um fetiche meu, O Segundo Rosto, de John Frankenheimer, que era sobre uma empresa que fazia as pessoas desaparecerem para uma outra vida. Aí bateu uma coisa legal de fazer. A gente começou a explorar essa ideia complicada e percebeu que tinha potencial de uma coisa misteriosa, aventuresca, com todos esses apelos", disse.

Recepção do público

Apesar do esforço em transformar o enredo, com claras influências da série Lost — que tinha um grupo sobrevivendo em uma ilha misteriosa —, em um folhetim notadamente brasileiro, o público não foi fisgado.

Segundo Xavier, os mistérios e os desejos dos personagens principais, que estavam em busca da "felicidade", não captaram o interesse do público, até então acostumado com outro tipo de enredo no horário das sete. O fato dos protagonistas serem atores jovens, como Juliana Paiva, Thiago Rodrigues e Vinícius Tardio também afastou os telespectadores.

O custo foi uma média final de 20 pontos de audiência na Grande São Paulo, se transformando na menor audiência da faixa até então, perdendo para suas antecessoras Sangue Bom e Guerra dos Sexos, que terminaram com 25 e 23 pontos, respectivamente.

Leia também: Mania de Você: Saiba conselho de Nahum que acabará com a vida de Mavi

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade