Globo usou parque aquático para gravar cena de furacão em novela que estreou há cinco anos
Trama da Globo interrompida pela pandemia de Covid-19 contou com diversos efeitos especiais e cenas gravadas em parque aquático abandonado
Em 27 de janeiro de 2020, há cinco anos, a Globo estreava Salve-se Quem Puder como sua nova novela das sete. A trama de Daniel Ortiz misturou ação, aventura e muita comédia para contar a história de Aléxia (Deborah Secco), Kyra (Vitória Strada) e Luna (Juliana Paiva), que testemunham um assassinato e precisam mudar de vida. A emissora usou um parque aquático para gravar cena de furacão que uniu as três protagonistas no começo da novela.
Investimento técnico
Como relembra o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, as inspirações para o folhetim vieram, em partes, de experiências pessoais do autor, que viveu no México e enfrentou alguns ciclones recorrentes no país.
"Morei no México por sete anos numa época em que houve muitos furacões. (…) [O furacão] Wilma, com escala 5, atingiu o México e destruiu Cancún. Eu tinha amigos que moravam lá na época, então acompanhei muito de perto. Aquela situação também despertou meu interesse de conhecer mais sobre esse fenômeno natural, que é muito comum no México, mas do qual quase não se fala aqui no Brasil", explicou ao jornalista.
Para garantir realismo, parte da equipe viajou a Cancún em outubro de 2019 para captar imagens do local com técnicas avançadas de fotogrametria aérea, registrando mais de 10 mil fotos e mapeando 154 hectares para criar uma réplica digital em 3D nos Estúdios Globo.
No Brasil, afirma Xavier, outra etapa das gravações aconteceu em uma piscina de ondas artificiais localizada em um parque aquático desativado no Rio de Janeiro. Fred Mayrink, diretor artístico da novela, revelou:
"Usamos uma piscina com ondas, cercada por chroma azul, para gravar cenas em que os personagens enfrentam a correnteza, ventania e chuvas fortes. Foram seis dias de filmagens noturnas, com toda a equipe e elenco trabalhando na água, protegidos com roupas de neoprene."
A sequência envolveu cerca de 60 profissionais da área de efeitos visuais e práticos, que criaram cenas com chuva intensa, explosões, relâmpagos e ventos que simulavam a passagem do furacão.
Paralisação na pandemia
Em março de 2020, com o avanço da pandemia de Covid-19, as produções da Globo foram interrompidas. Salve-se Quem Puder teve sua exibição pausada no capítulo 54, em 30 de março de 2020. Durante o período de hiato, como recorda o Teledramaturgia, a emissora apostou em reprises como Totalmente Demais e Haja Coração para ocupar a faixa horária.
As gravações só foram retomadas no segundo semestre, seguindo rígidos protocolos sanitários: camarins passaram a ser individuais, cenas com interação física utilizavam barreiras de acrílico que eram removidas digitalmente, e os atores já chegavam ao estúdio caracterizados de casa.
Mesmo diante dos desafios, a novela voltou ao ar em março de 2021 com a reapresentação dos capítulos anteriores e a estreia dos episódios inéditos, sendo concluída em julho do mesmo ano, somando 107 capítulos ao todo.
Apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, Salve-se Quem Puder conquistou resultados sólidos de audiência. Antes da pausa, a novela alcançou uma média de 29 pontos no Ibope da Grande São Paulo, e ao final, contabilizou 27 pontos de média geral.