Jeniffer Dias entrega preparação para interpretar cantora em Rensga Hits: 'Loucura'
Em entrevista à Contigo! Novelas, Jeniffer Dias revela como se preparou para interpretar a cantora Thamy na série Rensga Hits!
Criada no berço do samba, Jeniffer Dias vive uma cantora de sertanejo na série Rensga Hits!, do Globoplay. Em entrevista à Contigo! Novelas, a atriz, que só cantava em casa, fala do desafio que foi soltar a voz, celebra o lugar de protagonismo de sua personagem, Thamy, e exalta a representatividade na TV.
Você já ouvia música sertaneja antes ou passou a ouvir por causa de Rensga Hits!?
"Confesso que passei a ouvir por conta da série, porque eu sou de uma família do samba. Eu sou muito musical, mas eu escutava mais samba do que sertanejo e agora eu escuto muito sertanejo. A série me deu isso de presente, o sertanejo veio todo para a minha vida."
Você já cantava antes de interpretar a Thamy?
"Eu cantava em casa com meu pai, porque ele é músico e tinha um grupo de pagode nos anos 90, cantava para a minha avó, para a minha mãe. Então foi uma loucura me ver cantando na TV. Fiquei pensando: 'Será que a galera vai gostar disso [risos]?' Não achei que a galera poderia gostar da minha voz. Eu achava que tinha ritmo, eu entendo de música, mas não achava que seria uma voz ouvível para a galera. É esquisito pra mim ainda [se ver cantando], mas está mais legal agora do que antes."
E não pensa em profissionalizar isso?
"Nunca pensei em cantar, fazer um show. Agora eu penso. Eu não sei quando vem, mas eu penso nisso. Já é um passo, né? Estou estudando para isso. De repente, quem sabe, fazer uma coisa com o meu pai... Já joguei para o meu pai, vamos ver se ele aceita esse convite [risos]."
Rensga Hits! mostrou um outro lado seu. Como esse trabalho te transformou?
"Essa parte da música para mim é muito importante, porque agora eu estudo muito música, eu escuto música sertaneja. Eu nunca pensei em fazer uma cantora. Eu já fiz muitas personagens, mas não uma cantora de sucesso, do glamour. Então acho que a série me deu oportunidade de me ver nesse lugar musical e de o público também me ver nesse lugar do tipo 'Caramba, a Jeniffer também canta!' Porque a gente tem que cantar mesmo na série, a Thamy tem umas três músicas gravadas, no caso, a Jeniffer também tem três músicas gravadas, eu tive que ir para o estúdio estudar, então acho que essa transformação foi bem legal para mim. E essa personagem me coloca no lugar de protagonismo, porque ela tem um protagonismo muito legal que eu pedia há muito tempo. Ela tem esse lugar que eu realmente me transformei enquanto artista, eu me vejo maior depois de Thamyres, porque tem uma carga dramática muito grande. A curva dela é muito complexa, a gente vê uma grande mulher ali, uma mulher que chora, que ri, uma mulher humana. Não vê só uma mulher forte, a gente vê que ela dá de cara na porta, ela chora, ela é feliz. E o público tem a oportunidade de ver todos os meus lados enquanto atriz, enquanto artista e isso para mim é muito legal, é muito positivo."
A Thamyres é uma cantora de sertanejo de sucesso. Isso é muito representativo, importante, porque não penso em cantoras do gênero negras.
"Eu fico muito feliz em ver meu corpo nesse lugar do sertanejo. É muito legal a série se propor a falar disso, né, de falar assim: 'Galera, ok, a gente não vê, mas vamos de repente prestar mais atenção nisso?' E de repente abrir mais espaço para essa galera chegar, porque ter, tem, eu acho que é só uma questão de dar oportunidade e espaço para a galera chegar para o grande público."
Oportunidade até que você disse que queria, de ter esse lugar de protagonismo...
"Exato! Enquanto artista preta é o lugar que eu queria ter e conquistei, estou conquistando, né? Porque acho que é um caminho, então ainda tem muita coisa para conquistar, tem muita coisa que eu quero fazer."
E as oportunidades estão ficando maiores. Olha o momento histórico que estamos vivendo com três protagonistas negras nas novelas da TV Globo...
"São todas as minhas amigas e é muito emocionante. Eu paro em casa para assistir às novelas porque eu me sinto representada, mesmo, com elas ali. É muito bonito esse momento e eu vejo um caminho lindo para nós, mulheres pretas, no audiovisual agora."
Ver esta publicação no Instagram