'Joia Rara' estreia aos moldes de 'Cordel Encantado', privilegiando o visual
A beleza estética de Joia Rara evidencia a busca de suas autoras, as inseparáveis Duca Rachid e Thelma Guedes, e da diretora Amora Mautner por uma marca registrada. Prova disso é que a nova novela das 18h da Globo remete bastante ao primeiro trabalho delas em parceira, Cordel Encantado (2011). Não é à toa que os dois folhetins dão ênfase ao aspecto visual de suas produções, ilustrados através de uma história central fantasiosa, uma fotografia impecável e inúmeras sequências cinematográficas. E, pelo menos em sua primeira semana de exibição, a nova trama parece ser mais uma aposta certeira do trio.
Já em suas primeiras cenas, o folhetim surpreendeu com as sequências externas. Começando pela imensidão branca da neve da Cordilheira do Himalaia e chegando até a vasta palheta de tons de vermelho encontrada no fictício mosteiro de Padma Ling. Entretanto, o revezamento entre cores quentes e frias não se faz tão visível quanto o filtro amarelado, que predomina na fotografia da novela. Usado propositalmente para imprimir um ar de antiguidade na produção, o acabamento se mostra adequado à trama, que se passa em entre os anos de 1934 e 1945.
A escolha do elenco não trouxe nenhuma novidade, já que muitos atores fazem parte da "panelinha" conhecida de Amora Mautner, como Bianca Bin, Bruno Gagliasso, Carmo Dalla Vecchia, Nathalia Dill e Marcos Caruso. Enquanto Bianca foi escalada novamente para o posto de heroína, dessa vez encarnando a inocente Amélia, Bruno estreia no papel de mocinho, dando vida ao ingênuo Franz. Com atuações críveis e uma forte química diante das câmaras, os protagonistas se mostram escolhas acertadas para dar vida ao par romântico central do folhetim.
A abertura, inclusive, também marca mais uma similaridade entre os dois folhetins do trio Duca Rachid, Thelma Guedes e Amora Mautner. Tanto em 2011 quanto agora, os temas foram cantados por Gilberto Gil. Entretanto, o que mais os aproxima é a arte, com traços muito parecidos. Quase uma negligência, vindo de uma equipe que estima tanto a criatividade em seus trabalhos. Mas a proximidade entre as duas produções não é de todo má. Apesar da estreia morna, com uma média de 21 pontos, Joia Rara parece ter fôlego para conquistar o público.