Lauro César Muniz relembra que adoeceu enquanto escrevia Os Gigantes: 'A novela vai te matar'
Em entrevista ao Fãs de Novela, Lauro César Muniz fala sobre a novela 'Os Gigantes' e relembra que adoeceu enquanto escrevia a trama
Ex-autor de novelas da Globo, Lauro César Muniz é responsável por diversos sucessos. Com uma escrita considerada à frente de seu tempo, o escritor também é lembrado por uma novela bastante polêmica para os padrões do final da década de 1970, os Gigantes. Na época, ele chegou a adoecer enquanto escrevia esse trabalho.
Em 20 de agosto de 1979, Os Gigantes estreava como a nova novela das oito da Globo, com um elenco formado por grandes nomes como Dina Sfat, Tarcísio Meira, Francisco Cuoco e Susana Vieira. A trama debatia temas como a eutanásia.
No mês de maio, em entrevista concedida ao Fãs de Novela, Lauro César Muniz relembra que ficou bastante doente enquanto escrevia a novela. O autor confessa que chegou a fazer alguns exames, mas continuou trabalhando na obra.
"Eu fiquei doente, curioso. Eu fiquei doente para valer. Eu estava escrevendo um capítulo e uma amiga percebeu que eu estava muito pálido. Eu fui para o laboratório, fiz os exames e não tomei conhecimento mais, e fui trabalhar", declara.
Lauro César Muniz menciona que estava muito engajado, na reta final da novela, em escrever as cenas finais da personagem Paloma (Dina Staf), por isso não quis se afastar dos trabalhos em torno da trama, mas revela que seu médico reforçou que era importante o afastamento.
"O médico me examinou, ligou para o laboratório onde eu tinha feito o exame, era péssimo o resultado do exame. Ele falou: 'Lauro, você não está em condições de trabalhar'. E eu falei não, mas o último capítulo eu vou fazer, porque eu vou matar a personagem, ainda falei meio brincando. E ele falou: a novela vai te matar. Ele falou assim mesmo", confessa.
Na época, houve uma grande discussão sobre o desfecho de Paloma, onde a própria atriz era contra os rumos que a personagem estava tomando, mas Lauro César Muniz avalia que foi um enorme sucesso para o público o final da novela.
"Eu me afastei, fui me curar, fui hospitalizado, sai, fiquei mais um tempo em casa, lendo os capítulos que eles tinham feito. Fiz isso e foi um tremendo sucesso. Deu certo, o público adorou. O público gostou, achou corajoso, sensacional!", finaliza Lauro César Muniz.