Mauro Alencar avalia remake de Vale Tudo: 'Não sou a favor'
Em entrevista à Contigo!, o doutor e mestre em novelas, Mauro Alencar, debate sobre o remake de Vale Tudo, que deve estrear na Globo em 2025
Doutor e mestre em Teledramaturgia Brasileira, Mauro Alencar (62) não concorda com a aposta da Globo no remake de Vale Tudo, novela clássica de 1988. Em entrevista à Contigo!, o especialista em novelas avalia a trama e debate sobre a nova produção, que tem previsão para estrear em 2025.
"Respeito a escolha da direção da empresa e faço votos que funcione", começa. "[Mas], eu não sou a favor de um remake de Vale Tudo. Fico espantado de ver a Globo fazendo aniversário e fazer um remake dessa novela. Todo aniversário nos brindava com grandes novidades. Não vou mentir."
O especialista explica que o estilo da novela do trio de autores formado por Aguinaldo Silva (81), Gilberto Braga (1945-2021) e Leonor Bassères (1926-2004) não corresponde ao que o público da faixa das 21h precisa. Além disso, ele avalia que não há como recriar o sucesso dos anos 1980 atualmente.
"Uma coisa é Vale Tudo em 1988, aquele retrato absoluto do Brasil. As pessoas amam porque são com aqueles atores, aquela trilha e aquela abertura. Como pode algo feito agora, em 2025, ter qualquer resquício do que foi feito em 1988? A época, a autora e os atores são outros. Isso já muda a maneira de pensar."
Apesar disso, Alencar ressalta que torce pelo sucesso da trama, especialmente ao pensar em todos os trabalhadores envolvidos na produção. "Faço votos que a coisa realmente caminhe bem. Trabalho muito para a indústria cultural, para que isso se desenvolva e tenha um bom resultado."
VEJA TRECHO DA ENTREVISTA DE MAURO ALENCAR:
Ver essa foto no Instagram