Novela da Globo foi esticada após incêndio que afetou nova produção há 56 anos
Globo precisou arcar com reconstrução de set destruído em incêndio e não conseguiu bancar novela que substituiria trama das oito, que acabou prolongada
Em 15 de janeiro de 1969, há 56 anos, a Globo Rio estreava Rosa Rebelde, novela de Janete Clair protagonizada por Glória Menezes e Tarcísio Meira que acabou esticada após incêndio que afetou a Globo São Paulo em julho de 1969. O evento bagunçou a grade do canal carioca, que exibia a novela de forma independe — em São Paulo a trama de Janete estreou apenas em 10 de março — e se preparava para lançar uma nova produção.
Incêndio e impacto nas produções
Como explica o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, Rosa Rebelde já estava com todos os capítulos escritos e o último prestes a ser gravado quando um incêndio destruiu parte dos estúdios da Globo São Paulo, onde era gravada a novela das sete, A Cabana do Pai Tomás.
A gravação do folhetim das sete precisou ser transferida para o Rio de Janeiro, mas o canal carioca enfrentava dificuldades logísticas para manter três grandes produções simultâneas: A Cabana do Pai Tomás, A Ponte dos Suspiros (das dez) e a substituta de Rosa Rebelde, que ainda estava em pré-produção.
Novela prolongada
Sem alternativa, a Globo decidiu estender a novela de Janete Clair. O diretor Daniel Filho contou no livro Antes que me Esqueçam, em um trecho resgatado por Xavier, como o incêndio afetou os planos: "Eu estava pronto para iniciar Véu de Noiva. Tinha escolhido as roupas e as locações e na semana seguinte estaria começando a gravar. (…) Algumas pessoas, que seriam de Véu de Noiva - Glauce Rocha, Cláudio Cavalcanti, Ênio Santos - acabaram aparecendo nesse alongamento de Rosa Rebelde".
Além disso, destaca o Teledramaturgia, a decisão de alongar a novela também foi estratégica. A Globo enfrentava a forte concorrência de Beto Rockfeller, sucesso absoluto na TV Tupi. "Fomos esticando a novela Rosa Rebelde, que não ia tão mal, mas o sucesso do Beto Rockfeller era total, avassalador. E, quando chegou um certo momento, ela começou a declinar, perder o interesse violentamente. Eu disse: Vamos lançar Véu de Noiva", explicou Daniel Filho em A Globo, Hegemonia.
No fim, Rosa Rebelde acabou com 212 capítulos, dos quais 100 foram escritos para suprir a necessidade da grande da emissora. Para solucionar o problema, Janete deu um salto de 20 anos na história, com Glória Menezes e Tarcísio Meira dando vida aos personagens protagonistas da nova fase da trama.