‘Travessia’ reage no Ibope ao mudar o foco para os malvados da trama
A novela provocou revés na audiência do horário nobre, mas a Globo está satisfeita com o resultado financeiro
O capítulo de ‘Travessia’ exibido no dia 30 de janeiro marcou média de 26 pontos, recorde desde a estreia da novela em 10 de outubro.
A virada do ano foi positiva para o folhetim escrito por Gloria Perez. Está com audiência crescente nas últimas cinco semanas.
Foi um acerto da dramaturga diminuir o foco na protagonista Brisa (Lucy Alves), rejeitada por parte relevante do público.
A trama de vingança do vilão Moretti (Rodrigo Lombardi), sua ex, Guida (Alessandra Negrini), e seu rival, Guerra (Humberto Martins), se mostrou um acerto.
O triângulo insere dinamismo e cria expectativa, algo que faltava ao roteiro. Faz o noveleiro ficar mais atento e tomar partido, algo essencial para aumentar a audiência.
Após 103 capítulos, ‘Travessia’ tem média geral de 23.1 pontos, distante da meta para a faixa das 21h (30 pontos) e do desempenho da antecessora ‘Pantanal’ (29.6 pontos).
O índice decepciona, porém, a avaliação na Globo não considera apenas esse fator. O mais importante é o faturamento. Nesse caso, a novela cumpre seu papel: não faltam anunciantes para o horário.
‘Travessia’ pelo menos conseguiu se descolar do recorde negativo para uma novela das 9: a média de 22,2 pontos de ‘Um Lugar ao Sol’, no ar entre novembro de 2021 e março de 2022.
A produção tem no mínimo mais dois meses para melhorar a performance no Ibope. Sua sucessora, com título provisório de ‘Terra Bruta’, de Walcyr Carrasco, deve estrear na segunda quinzena de abril.