Novo cenário de telejornais da Globo é ‘velho’ em canais do exterior
Uso excessivo de recursos tecnológicos pode distrair o telespectador do principal: a notícia
O ‘Jornal da Globo, o ‘Hora Um’ e o ‘Jornal Hoje’ estrearam novo cenário. Os três telejornais são transmitidos da sede paulistana da Globo, no bairro do Brooklin. O estúdio é o mesmo, o que muda são as bancadas individuais e a iluminação.
Estrela do novo projeto, o telão curvado serve de fundo. Sem dúvida, um visual elegante, quase minimalista. Emissoras dos Estados Unidos, Europa, Oriente e Ásia usam esse formato há vários anos.
Telejornais da catariana Al Jazeera, da francesa BFMTV e da alemã DWTV, entre outros canais de notícias, também fazem da tela curva o ponto principal do cenário.
Na apresentação da novidade, a Globo ressaltou a tecnologia para exibir informações e a aplicação de realidade aumentada, que faz objetos avançarem sobre o espaço, como já acontece no palco do ‘Fantástico’.
Visualmente, é interessante, porém, pode desviar a atenção do público. Malabarismos digitais não devem ofuscar a informação nua e crua. Às vezes, os apresentadores estão mais preocupados em acertar os botões do telão e se posicionar para interagir com imagens virtuais do que em dar a notícia.