Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Números da pior crise na principal faixa de novelas da Globo

A emissora nunca perdeu tanto público desde que se tornou a grande potência de teledramaturgia do Brasil

23 fev 2022 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários
Globo vive pior fase de público no horário nobre
Globo vive pior fase de público no horário nobre
Foto: Foto: Blog Sala de TV

‘Um Lugar ao Sol’ entra na reta final. Esticada por conta do atraso nas gravações da substituta, ‘Pantanal’, a trama vai até 26 de março. A duração extra no ar não será suficiente para reverter o recorde negativo de audiência.

Após a exibição de 92 capítulos, a novela está com média de 22,2 pontos, a mais baixa para uma produção das 21h desde que a Globo assumiu a liderança isolada na faixa nobre da televisão.

Antes disso, o canal só teve folhetins com índices piores em suas primeiras sete tramas no horário, entre 1965 e 1969, quando disputava o público com novelas das concorrentes TV Tupi e TV Excelsior.

‘Um Lugar ao Sol’ consegue pontuar menos do que produções com alta rejeição, como ‘Em Família’ (média de 29 pontos em 2014), ‘Babilônia’ (25 pontos em 2015), ‘A Lei do Amor’ (27 pontos em 2015/2016) e ‘O Sétimo Guardião’ (28 pontos em 2018/2019).

A novela sobre os gêmeos Renato e Christian (Cauã Reymond) tem, até o momento, 5 pontos a menos de média do que a edição especial de ‘Império’, de 2014/2015, exibida entre abril e novembro do ano passado por conta da suspensão de novelas inéditas devido à pandemia.

Nos últimos meses, a principal faixa de novelas da Globo (de 21h30 às 22h30) perdeu cerca de 1 milhão de telespectadores somente na Grande São Paulo, área de referência da aferição de público realizada pela empresa Kantar Ibope.

O último sucesso da emissora no horário foi ‘A Dona do Pedaço’, de 2019, com 36 pontos no geral. O canal carioca espera que o ‘novelão das 9’ sempre obtenha média acima de 30 pontos.

Trama com desempenho abaixo desse patamar é vista como fracasso pela imprensa e repercute mal no mercado publicitário, de onde saem as verbas milionárias investidas nos intervalos e nas ações de merchandising em cenas com os personagens.

Índices ruins no Ibope obrigam o canal a ampliar os descontos na tabela de anúncios. Nos bons tempos, antes da pandemia e com a audiência em alta, um comercial de 30 segundos no intervalo da novela das 21h custava R$ 850 mil. Hoje é possível negociar valor mais baixo.

‘Um Lugar ao Sol’, de Lícia Manzo, possui qualidades dramatúrgicas, porém, pecou pela falta de protagonistas carismáticos. Impossível torcer pelo anti-herói Christian, que assume a identidade do gêmeo Renato. Um tipo sem humor, sem romantismo, sem charme. Ele simplesmente não se comunica com o telespectador.

A vilã Bárbara (Alinne Moraes) e a mocinha Lara (Andréia Horta) são igualmente monótonas. Os atores se esforçaram na atuação, mas não foi possível empolgar o público acostumado a personagens vibrantes e com motivação convincente.

A cúpula da Globo deposita todas as fichas em ‘Pantanal’. O remake da novela de sucesso produzida pela TV Manchete em 1990 estreia em 28 de março. Há expectativa de que a saga rural eleve a audiência em 50% e gere forte repercussão nas redes sociais, que são um importante termômetro para as emissoras e os anunciantes.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade