Os 5 erros inaceitáveis da Globo ao escalar Jade Picon para ‘Travessia’
O problema não está em dar uma oportunidade de ouro a uma participante de reality show, e sim jogá-la aos leões sem preparo
Jade Picon é a figura da TV mais criticada do momento. No TikTok, virou chacota. Os usuários imitam suas cenas em ‘Travessia’ para debochar da atuação precária.
Há inegável torcida contra a ex-‘BBB22’ por conta da antipatia que milhões de pessoas desenvolveram ao vê-la como vilã esnobe do reality show.
Nota-se ainda revolta em razão de uma jovem sem formação na arte dramática ter recebido um papel de destaque enquanto tantos atores profissionais não conseguem uma chance na televisão.
Estas questões à parte, a performance de Jade realmente está ruim. Mas a culpa é da Globo. A emissora cometeu vários equívocos ao colocá-la no folhetim.
Papel grande demais – Chiara é coprotagonista em ‘Travessia’. Desempenha função relevante na trama. Escalar alguém sem nenhuma experiência na teledramaturgia é pedir para dar errado. Ainda que Jade se esforce, não consegue entregar uma atuação convincente. Como estreante, deveria ter recebido um papel menor, para se exercitar sem tanta responsabilidade e cobrança.
Personagem errado – Jade saiu do ‘BBB22’ com a imagem de influenciadora rica, manipuladora e arrogante. As mesmas características de Chiara. É pedir ao público que transfira para a personagem fictícia a mesma aversão direcionada à competidora do reality show. Deveriam ter dado a ela um papel oposto, com a possibilidade de a novata conquistar a simpatia dos noveleiros.
Mal dirigida – Em algumas sequências, a jovem atriz parece ter sido solta no cenário sem ter ensaiado nem recebido indicações. Falta uma direção mais firme capaz de amenizar a visível inexperiência de Jade diante das câmeras.
Sotaque sabotador – Fazê-la forjar o sotaque carioca prejudicou a atuação. A imitação não convence e parece atrapalhar a atriz, que diz o texto sem a devida naturalidade. Para deixá-la mais à vontade, bastava ter orientado a suavizar sua entonação paulistana.
Crise de imagem – Assim que o nome de Jade Picon foi confirmado no elenco de ‘Travessia’, as redes sociais e parte da imprensa reagiram mal, como era previsível. A Globo teve quase 4 meses antes da estreia da novela para produzir uma campanha para melhorar a imagem da ex-BBB. A emissora possui algumas das plataformas de maior audiência na internet. Nada especial foi feito. Erraram ao não tentar diminuir a rejeição prévia contra a grande aposta do folhetim.
Resta esperar que o tempo ajude Jade Picon em seu desafio de se tornar uma atriz consistente. Todo início é difícil, ainda mais quando há tantos fatores desfavoráveis.