Os motivos de Regina Duarte aceitar proposta da Globo e o canal tirá-la do limbo
Gravação da atriz para a emissora encerra quase cinco anos de relação tensa entre as partes
Por que Regina Duarte topou fazer um vídeo promocional da reprise de ‘História de Amor’ para a Globo, após lançar várias críticas contra o canal e sua teledramaturgia atual?
Resposta objetiva: sua paixão pela novela de 1995, quando fez sua primeira Helena do autor Manoel Carlos. “Era tão maravilhoso, eu amava tanto aquela personagem”, disse no podcast da jornalista Leda Nagle.
“Era tudo tão bom, tão bom, que eu não queria que acabasse. Quando anunciaram ‘vai acabar, ele está escrevendo os últimos 30 capítulos’, eu fui na sala do Boni”, relembra.
Em conversa com o então vice-presidente da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Regina Duarte sugeriu transformar ‘História de Amor’ em uma série. “Pode durar 15 anos, as pessoas estão amando, a audiência é ótima, o elenco todo é apaixonado pelo que faz.”
A proposta não foi considerada porque o autor já tinha novo projeto: escrever ‘Por Amor’, trama em que a atriz interpretou sua segunda Helena, em outro fenômeno de popularidade da carreira.
E por qual razão a Globo convidou Regina Duarte para promover ‘História de Amor’ se evitou mostrar a artista nos últimos anos, provavelmente pela associação dela ao bolsonarismo e às pautas da direita?
Resposta direta: o canal sabe que precisará da imagem e possivelmente da presença da estrela nas festividades de seus 60 anos. Impossível fazer uma programação especial, destacando os grandes momentos da TV, sem exibir produções protagonizadas por ela.
A atriz colaborou com momentos históricos da Globo, a exemplo das novelas ‘Irmãos Coragem’ (1ª versão), ‘Selva de Pedra’ (1ª versão), ‘Roque Santeiro’, ‘Vale Tudo’ (1ª versão) e ‘Rainha da Sucata’, e da série internacionalmente aclamada ‘Malu Mulher’.
Sem Regina Duarte, a comemoração da Globo seria como um aniversário sem bolo.
![Sala de TV](https://p2.trrsf.com/image/fget/sc/80/30/images.terra.com/2016/09/06/saladetv.jpg)