Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Os motivos que levam atores a dizer ‘não’ à Globo por preferir o streaming 

A emissora que um dia foi o sonho dourado para os artistas deixou de ser interessante para muitos deles

24 mar 2025 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

Houve um tempo em que era impensável um ator recusar uma proposta de trabalho na Globo. A realidade agora é outra. Vários já dispensaram papéis e não quiserem renovar contrato. E, pelo visto, não sentem falta da emissora. 

Por que o status da TV líder no Ibope caiu tanto entre os atores? A coluna apurou as razões.

Bruno Gagliasso, Camila Queiroz, Juliana Paes e Marco Pigossi estão entre os atores que recusaram ofertas da Globo para trabalhar no streaming
Bruno Gagliasso, Camila Queiroz, Juliana Paes e Marco Pigossi estão entre os atores que recusaram ofertas da Globo para trabalhar no streaming
Foto: Reproduções

Salário baixo – A média salarial desabou no departamento artístico do canal. Ainda se ganha bem, porém, bem abaixo de antes. A situação fica pior a quem não mora no Rio e precisa criar uma estrutura na cidade durante as gravações. 

Excesso de trabalho por longo tempo – Uma novela exige dedicação por quase 1 ano, com gravações em estúdio de segunda a sábado. Cansativo e, na maioria das vezes, inviável de conciliar com outros projetos, como teatro e cinema. 

Personagens repetitivos – A teledramaturgia da Globo está conservadora se comparada à de canais pagos e plataformas de streaming. Faltam papéis desafiadores e tramas surpreendentes. Muitos atores são escalados para interpretar sempre o mesmo tipo e acabam rotulados. 

Pressão por audiência – Veja o caso de ‘Mania de Você’: o elenco trabalhou o tempo todo sendo criticado pela imprensa e as redes sociais devido aos baixos índices no Ibope, como se tivesse culpa pela rejeição ao produto. Isso não acontece com artistas de novelas e séries da TV paga e dos serviços digitais. 

Participações em programas sem cachê - Os atores da Globo se sentem obrigados a aceitar convites para atrações da casa, como ‘Mais Você’, ‘Encontro’ e ‘Domingão com Huck’. Pega mal internamente recusar. Eles não recebem nenhum pagamento pelas aparições. 

Busca por autonomia – A partir do fim dos contratos longos de exclusividade, que geravam certo comodismo, os atores perceberam que o mercado audiovisual oferece incontáveis oportunidades. Ficar ‘preso’ à Globo é limitante e pode deixar a carreira estagnada, à mercê das decisões da emissora. 

Renda extra sem precisar da TV – Hoje, um ator com número relevante de seguidores no Instagram consegue ganhar valores altos com ‘publis’, sem precisar da visibilidade na Globo. Em alguns casos, 1 único post pago pode render o equivalente a 1 salário inteiro na emissora. 

A queda do glamour da televisão – A TV ainda é o veículo de comunicação de massa mais importante do País, no entanto, não possui o mesmo encantamento. Trabalhar para a Netflix, Max ou Prime Video gera tanto ou mais prestígio para a imagem do ator. 

Como se vê, não faltam motivos para mandar ‘beijinho, beijinho e tchau, tchau’ à Globo. 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade