'Os Vingadores' completa 10 anos; confira 5 curiosidades sobre o filme
Sucesso da Marvel que deu ponta pé para crescimento da franquia foi lançado há uma década no Brasil
Filme que marcou o primeiro crossover entre os heróis da Marvel, Os Vingadores completa dez anos desde seu lançamento no Brasil nesta quarta-feira, 27.
O longa foi responsável por lançar o Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês) como se conhece hoje, unindo histórias de diversos personagens e dando vida a uma das maiores franquias que já passaram pelas telonas.
Com Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), o filme está ainda hoje na lista das maiores bilheterias do cinema, tendo arrecadado mais de 1,5 bilhões de dólares.
Ficou com vontade de rever o filme? O Estadão separou algumas curiosidades sobre a produção para quem quer matar a saudade. Confira:
Troca de atores de Hulk
Alguns podem não se lembrar, mas quem interpretou o herói verde em O Incrível Hulk, de 2008, não foi Mark Ruffalo, mas sim Edward Norton.
O ator reprisaria o papel em Os Vingadores, mas as negociações acabaram não indo para frente e ele foi substituído por Ruffalo, que está a frente do personagem até hoje.
Em 2019, Norton disse ao jornal The New York Times que o salário oferecido pela Marvel era menor do que ele queria e alegou diferenças criativas.
"Eles não estavam fazendo algo longo, sombrio e sério. Mas não importa. Tivemos uma discussão positiva sobre continuar com os filmes, mas olhamos para o tempo que levaria, e eu só não faria aquilo", afirmou.
Parceria entre Marvel e Disney
Os Vingadores foi o primeiro filme da Marvel a ser distribuído pela Disney. A compra dos direitos foi feita em 2009 por mais de 4 bilhões de dólares.
A Paramount, que era responsável pelos filmes antes do acordo, chegou a distribuir Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América por questões contratuais, mas a partir de 2012, todos os filmes da franquia passaram a fazer parte da empresa do Mickey.
A parceria dá frutos até hoje. Todos os filmes e séries do MCU estão disponíveis no Disney+ desde a chegada da plataforma de streaming no Brasil, em novembro de 2020.
Homem-Formiga e a Vespa
Nos quadrinhos originais da Marvel, quem dá nome aos Vingadores são o Homem-Formiga e a Vespa. Por isso, a empresa tinha planos de incluí-los no primeiro filme da equipe, algo que acabou não acontecendo.
Em 2018, o roteirista e diretor do filme de 2012, Joss Whedon, disse que cogitou inserir os personagens no filme, em uma versão que excluiria a participação de Viúva Negra.
Isso acabou não acontecendo e o Homem-Formiga só ganhou um filme solo em 2015, enquanto A Vespa fez sua primeira aparição no MCU na sequência do longa.
Tudo planejado?
O grande vilão de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores:Ultimato, Thanos, aparece pela primeira vez no MCU na cena pós-crédito do primeiro filme da equipe. O personagem fica na tela por apenas alguns segundos, mas foi suficiente para que os fãs, anos mais tarde, acreditassem que foi tudo planejado.
Em entrevista ao Deadline, o diretor de Ultimato, Joe Russo, disse que, na realidade, parte do "brilhantismo" de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, vem do fato de que nem sempre tudo é planejado.
"Tem uma ideia, mas você não pode ter um plano se o filme não vai bem", pontuou. "Conforme o filme [Os Vingadores] fazia sucesso, tinha um certo entusismo do tipo 'o que mais podemos fazer?'"
Cena pós-crédito
A segunda cena pós-crédito de Os Vingadores foi gravada meses depois do encerramento das filmagens. De acordo com Kevin Faige, a ideia de reunir os heróis para comerem shawarma em uma lanchonete após a batalha final surgiu quando o filme já estava pronto.
Para que conseguissem reunir e conciliar a agenda de todos os atores, a cena foi filmada depois da premiére do longa, apenas 17 dias antes do lançamento oficial.
Chris Evans precisou usar uma peruca e manter a mão no rosto durante toda a cena, para esconder a caracterização que mantinha para outro filme.
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais