Oscar 2025 não terá apresentações ao vivo de Melhor Canção Original
Decisão inédita da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas altera o formato tradicional da premiação
Foco nos compositores
A 97ª cerimônia do Oscar, marcada para o dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, não incluirá apresentações ao vivo das músicas indicadas à categoria de Melhor Canção Original. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas justificou a decisão em uma carta assinada pela presidente Janet Yang e pelo CEO Bill Kramer.
"Neste ano, a apresentação da categoria de Melhor Canção Original não terá performances ao vivo e focará nos compositores. Vamos celebrar sua arte por meio de reflexões pessoais das equipes que trazem essas músicas à vida", afirmaram os dirigentes.
De acordo com a Academia, o objetivo é destacar as histórias e inspirações por trás das músicas indicadas, alterando a dinâmica tradicional da premiação, que incluía performances ao vivo antes do anúncio do vencedor.
Homenagens aos incêndios em Los Angeles
Além das mudanças na categoria musical, a cerimônia também trará homenagens às vítimas dos incêndios que recentemente atingiram Los Angeles. A organização destacou que o evento refletirá "a força, criatividade e otimismo que definem Los Angeles e nossa indústria".
Indicações serão anunciadas online
A cerimônia de entrega das estatuetas será realizada no domingo de Carnaval, dia 2 de março, e inclui três indicações ao drama brasileiro "Ainda Estou Aqui", incluindo Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Filme Internacional e Melhor Filme do Ano, uma categoria nunca disputada pelo cinema nacional falado em português.
Tags: Los Angeles, Dolby Theatre, TNT, YouTube, Indicações ao Oscar, em Los Angeles.