Polícia vai apurar suposto assédio de Petrix no BBB20
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá tomou atitude após comportamento de participante com Bianca Andrade e Flayslane ganhar repercussão
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um procedimento para apurar possíveis casos de assédio ocorridos no BBB 20, após o participante Petrix Barbosa ter sido alvo de acusações nas redes sociais ao longo da última semana.
"De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) Jacarepaguá, diante dos fatos veiculados na mídia foi aberto procedimento para apurar os fatos", informou a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio de nota.
Petrix Barbosa é conhecido por já ter disputado mundiais e jogos pan-americanos como ginasta artístico representando o Brasil, o que lhe credenciou a integrar o grupo Camarote do Big Brother, composto por pessoas já conhecidas do público. Em 2018, o atleta ganhou notoriedade após denunciar abusos sexuais no mundo da ginástica brasileira.
Entenda o suposto caso de assédio de Petrix no BBB 20
Na quinta-feira, 30, a hashtag #petrixespulso (com erro de português na palavra "expulso") chegou ao topo dos trending topics do Twitter.
No sábado anterior, 25, Petrix havia sido alvo de críticas nas redes sociais após ter tocado e balançado os seios de Bianca Andrade, a Boca Rosa, enquanto ela estava bêbada em uma festa.
A produção do BBB chegou a consultar Bianca sobre o ocorrido ( para conferir as perguntas feitas à participante sobre a possibilidade de ter sido vítima de assédio), mas o participante não foi expulso ou recebeu alguma punição.
Ex-BBBs que se envolveram em casos de polícia - Ao longo de suas 19 edições, diversos participantes do 'Big Brother Brasil' acabaram se envolvendo em casos de polícia, por conta de fatos ocorridos durante o confinamento ou após sua saída do 'BBB', fosse prestando depoimentos para esclarecimentos, ou até mesmo indo para a prisão. Relembre alguns casos a seguir.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação | José Cordeiro / Estadão | Globo / Divulgação / Estadão
Rodrigo Leonel - 'BBB 2' - Rodrigo Leonel, campeão da 2ª edição do 'BBB', foi preso em 26 de agosto de 2007. Na ocasião, foi autuado em flagrante por tentativa de estelionato e homicídio no Parque do Peão, em Barretos. Ele teria adulterado o adesivo usado para entrar no estacionamento do local e, posteriormente, atirado seu veículo contra o porteiro Leonardo Lourenço, que precisou ser levado ao hospital. Ele foi liberado no fim da tarde de 28 de agosto de 2007, dois dias depois, após pagar uma fiança no valor de R$ 30 mil. Na foto, durante participação na 'Turma do Didi', ao lado de Renato Aragão.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Edilson Buba - 'BBB 4' - Em 26 abril de 2004, aos 32 anos de idade, o empresário Buba, que participou do 'BBB 4', foi preso em flagrante acusado de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. Na ocasião, ele retirou uma bagagem do guarda-volumes do local, na qual foram encontrados 18 comprimidos de ecstasy e 50 gramas de maconha. Em sua defesa, Buba afirmou que a droga teria sido colocada por fãs que teriam lhe cercado tempos antes para lhe pedir um autógrafo. O ex-BBB morreu dois anos depois, em Curitiba, após lutar contra um câncer.
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
Pablo Esposito - 'BBB 7' - O argentino Pablo Esposito (ao centro, na foto), que participou do 'BBB 7', foi preso em 6 de fevereiro de 2008 no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Na ocasião, ele e sua namorada, irritados por tererm perdido um voo para Buenos Aires, invadiram a ponte de embarque e quebraram um vidro usando o telefone de contato com a torre de controle. A ponte, no caso, era considerada um patrimônio da União, e o casal foi autuado em flagrante por dano qualificado. Relembre todos os estrangeiros que já passaram belo 'BBB' clicando aqui.
Foto: Kiko Cabral / Globo / Divulgação / Estadão
Daniel Echaniz - 'BBB 12' - O participante Daniel, do 'BBB 12', chegou a ser expulso da casa por "comportamento inadequado" e foi investigado pela polícia por um possível abuso sexual. Posteriormente, ele foi inocentado das acusações, já que, segundo o depoimento de Monique, a suposta vítima, não houve crime.
Laércio de Moura - 'BBB 16' - Laércio, do 'BBB 16', foi preso em 16 de maio de 2016, após denúncias de estupro e indução de menores à ingestão de bebida alcóolica. A Polícia Civil do Paraná chegou a divulgar conversas que o ex-BBB teve com uma menor de idade por meio de redes sociais.
Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação / Estadão
Marcos Harter - 'BBB 17' - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro chegou a denunciar o ex-BBB Marcos Harter, expulso do reality dias antes, por ter agredido sua namorada na casa, Emilly Araújo, com "fortes beliscões, que causaram um hematoma no braço esquerdo da vítima por motivo fútil, que seria ciúmes". Marcos foi indiciado por agressão e prestou depoimento na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá, à época.
Foto: Fabio Rocha / Globo / Divulgação / Estadão
Vanderson Brito - 'BBB 19' - Vanderson participou do 'BBB 19', mas precisou sair da casa para prestar depoimentos após ser acusado de estupro (posteriormente arquivada), agressão física e importunação, o que resultou em sua desclassificação. Na ocasião, ele afirmou que as acusações, de fatos que teriam ocorrido no Acre, onde mora, seriam mentiras.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
Intolerância religiosa - 'BBB 19' - No 'BBB 19', a Delegacia de Crimes Raciais e Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro analisou supostos casos de racismo e intolerância religiosa que teriam ocorrido durante o reality show, em sigilo. A participante Paula, por exemplo, afirmou: "Tenho medo do Rodrigo, porque ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum. Eu tenho medo disso, mas nosso Deus é maior".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Como que você vai chegar no céu sem olho?' - Em uma conversa sobre doação de órgãos no 'BBB 19', Paula fez uma declaração que gerou polêmica nas redes sociais: "Como que você vai chegar no céu sem olho? Vai tá vivo o seu coração, o seu olho, em outra pessoa aqui, e você vai estar sem, lá no céu!"
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Pensei que ia chegar o maior 'faveladão', quando vi, o cara era branquinho' - Ao contar a história de uma amiga que teria sido esfaqueada, a participante Paula foi acusada de ser preconceituosa ao falar sobre a aparência do autor do crime: "Eu pensei que ia chegar o maior 'faveladão' lá, né? Quando vi, o cara era branquinho, morou não sei quanto tempo na Austrália, no Canadá, não sei..."
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Hétero não pega Aids' - No 'BBB 10', Marcelo Dourado, que viria a ser o campeão daquela edição, deu uma declaração equivocada e que precisou ser posteriormente corrigida: "Hétero não pega Aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".
'Hétero não pega AIDS' - Em 29 de março de 2010, uma decisão da Justiça Federal de São Paulo obrigou o 'BBB 10' a exibir um esclarecimento sobre a contração do vírus HIV à população. O apresentador Pedro Bial disse no ar que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesso o site do Ministério da Saúde".
Foto: Renato Rocha Miranda / Globo / Divulgação / Estadão
'As pessoas que têm ficam mais velhas, não duram mais de 40 anos, falecem, e a Aids acaba' - Durante uma conversa no 'BBB 14', o participante Cássio fez um comentário polêmico dando sua 'solução simples' sobre o problema da Aids no mundo: "O que o homem gasta de remédio pra Aids no mundo, se ele gastasse cerca de três vezes mais, apenas, em 40 anos acabava a Aids no mundo. Porque a Aids, dando pra todas as pessoas, entendeu? Ninguém pegaria. As pessoas que têm ficariam mais velhas, não duram mais de 40 anos, muitas vezes, falecem, e a Aids acaba". Na sequência, Angela respondeu: "Vamos matar todo mundo [risos] [...] Mas, gente, sabe o que mais me 'coisa'? Saber que a Aids surgiu do macaco. E que teve um idiota que foi transar com um macaco".
Foto: Reprodução de 'BBB 14' (2014) / Globo / Estadão
'Não tenho nada contra 'viado', agora, você lá e eu aqui' - Durante uma conversa que foi ao ar no 'BBB 7', em 2007, Felipe Cobra fez comentários que foram considerados homofóbicos: "Não tenho nada contra, tenho um monte de amigo 'viado', respeito, na moral, cada um com as tuas opiniões, com as tuas vontades, agora você lá e eu aqui, não entra no meu espaço não, parceiro. Não vem entrar no banheiro naquela de 'botar a mão' que vai tomar bolacha. Agora sentar pra trocar uma ideia, na moral, hoje mesmo, eu tava conversando com [...] um p*** de um amigo meu. E o cara é viado. E aí, mano? Não tem [problema]. Outra coisa é se expor, daqui a pouco você passa na rua e tem os 'viadinhos' te batendo porque você tá passando. Qual é, meu, tá louco? Na moral, sem condição."
Foto: Reprodução de 'BBB 7' (2007) / Globo / Estadão
'Homem com homem é nojento' - O participante Diego, do 'BBB 14', fez um comentário homofóbico e criticou também a adoção de crianças por casais gays: "Homem com homem é nojento. [...] Na balada, eu viro as costas e saio". Posteriormente, o apresentador Pedro Bial promoveu um debate sobre a questão entre os participantes do programa e defendeu a questão da adoção: "O desejo de ter um filho já é uma coisa rara entre casais heterossexuais. O desejo de adoção é algo precioso e muito raro. Você tem duas pessoas que têm esse desejo, essa crianças tem grandes chances de ter uma educação cheia de amor, respeito e cuidado".
'Quem nunca amarrou bombinha no rabo do gato não teve infância' - No 'BBB 19', o participante Maycon causou polêmica e foi acusado de maus tratos aos animais, sendo criticado até mesmo pela ativista Luisa Mell, após afirmar em uma conversa: "Já viu gato? Você coloca um adesivo do lado aqui no gato e ele fica andando assim [gesticula enquanto ri]. Nunca fez isso? Já amarrou bombinha no rabo dele?". Em seguida, diante de respostas negativas e reações de desaprovção, afirmou que seus colegas "não tiveram infância".
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
'Não faça igual a eles' - Em conversa com Diego, Maycon, do 'BBB 19', falou sobre a reação que teve quando viu Rodrigo e Gabriela, que são negros, ouvindo a música 'Identidade', de Jorge Aragão, durante uma festa: "Tava nessa cadeira, e tava o Rodrigo e a Gabi. [...] De repente senti um arrepio, começou a tocar umas músicas esquisitas, tá ligado? Aí olhei pros dois, tipo, num sincronismo legal. Achei legal, juro por Deus. De repente comecei a olhar, escutar uns negócios... Tipo assim: 'Não faça igual a eles'. Aí veio Jesus Cristo em minha mente. Não pra aqui, pra vida inteira. 'Se você fizer igual a eles, eles ganham mais força'."
Foto: Reprodução de 'BBB 19' (2019) / Globo / Estadão
'Respeito a religião, mas tenho certo medo' - Em conversa posterior, desta vez entre Maycon, Paula e Hariany, diversos internautas também apontaram intolerância religiosa. "Respeito a religião, respeito todas. Mas eu tenho certo medo. Porque já aconteceu muitas coisas comigo. [...] Fecharam os olhos, começou a tocar essas músicas e tal. Aí ela pegou e fez assim [gesticula]. Aí olhei pro lado. Olhei pro outro. Começou a ventar. Na hora começou a vir um monte de voz falando uns negócios pra mim. É porque acho que tava um pouco bêbado, e quando a gente tá bêbado, a gente fica mais vulnerável", relatou Maycon. "Falaram pra mim nem fumar o cigarro da Gabi, pra você ter ideia. Não aceita nem o cigarro", continuou, ao que foi respondido por Paula: "Os 'treco' adora cigarro e fuma pra c***, ela fuma pra c***. [...] Não vou falar o nome desse espírito aí, mas a pessoa dá a oferenda, que é cigarro pra eles...". Por fim, Maycon finalizou: "Esse tipo de pessoa sempre entra em conflito comigo. Toda vez. Sempre, sempre. Eu consegui me curar porque comecei a ir na fundação espírita de São Paulo, Allan Kardec, Chico Xavier, que é uma coisa totalmente diferente."
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 19' (2019) / Globo / Estadão
'Não sou preconceituoso, mas...' - "Sabe o que eu acho massa se o cara é gay? Ele pode ser, não sou nem um pouco preconceituoso quanto a isso. O que não gosto é aqueles caras gays chatos, que ficam tipo escandaloso, chega no lugar... Se o cara é ou não é, mas se é na dele, total, pouco importa quem ele é. Mas essas pessoas que querem aparecer na frente dos outros, eu não tenho paciência", afirmou Diego durante uma conversa com Paula e Hariany.
Foto: Victor Pollak / Globo / Divulgação / Estadão
BBB 20 - Os quatro primeiros participantes do 'BBB 20' anunciados foram Bianca Andrade, Felipe, Babu Santana e Flayslane. O reality show será formado por pessoas que se inscreveram e por quem foi convidado pelo programa.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Bianca Andrade - A empresária Bianca Andrade tem 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo. Ela é dona da Boca Rosa, marca de cosméticos e de maquiagem, e faz parte do time 'Camarote' na vigésima edição do 'BBB'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Felipe - O arquiteto Felipe, de 27 anos, é da zona norte da cidade de São Paulo e está no time 'Pipoca' do 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Flayslane - Natural de Nova Floresta, cidade pequena do interior da Paraíba, a cantora Flayslane tem 25 anos. No time 'Pipoca' do 'BBB 20', ela tem uma dupla sertaneja e divide a profissão musical com a recente criação de uma marca de biquínis de fabricação própria.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Babu Santana - Ator carioca de 40 anos, Babu Santana ficou muito conhecido por interpretar o cantor Tim Maia em seu filme biográfico; No 'BBB 20', está no time 'Camarote'.
Foto: Globo Divulgação / Estadão
Gizelly - Gizelly está no 'BBB 20' como parte do time 'Pipoca' por ser uma sister que se inscreveu para o processo seletivo do programa. Ela nasceu no Espírito Santo, tem 28 anos e é advogada criminalista.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Pyong Lee - O hipnólogo Pyong Lee tem 27 anos e um canal no YouTube em que dá dicas e faz sessões de hipnose com personalidade. Ele, inclusive, já hipnotizou o apresentador Tiago Leifert quando participou do programa 'Zero1'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Gabi Martins - Aos 23 anos, Gabi Martins é cantora de Belo Horizonte e já participou do quadro 'Aposta' no programa 'Só Toca Top'. Por já ser uma pessoa conhecida, está no time 'Camarote' no 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Guilherme - O paulista Guilherme nasceu em Presidente Prudente e mora na capital de São Paulo. Aos 28 anos, ele é modelo, trabalha com eventos e tem um irmão gêmeo, com o qual foi adotado ainda pequeno.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Rafa Kalimann - No time 'Camarote', a mineira Rafa Kalimann tem 26 anos e acumula mais de dois milhões de seguidores no Instagram como influenciadora digital de lifestyle. Ela diz ser fã do 'BBB' e já se inscreveu para edições anteriores do programa.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Lucas - O fisioterapeuta Lucas também trabalha com estética e se mudou sozinho para os Estados Unidos, com 14 anos, para jogar basquete profissional. Hoje, aos 26, ele chega ao 'BBB 20' no grupo dos 'Pipoca'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Mari Gonzalez - Também influenciadora digiral, mas do mundo fitness, a baiana Mari Gonzalez, de 25 anos, mora em São Paulo com o namorado, o ex-BBB Jonas. Antes, ela trabalhou como assistente de palco no programa 'Pânico na Band'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Hadson - De Belém, o ex-jogador de futebol Hadson, de 38 anos, integra o time 'Pipoca' no 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Manu Gavassi - Cantora e atriz, Manu Gavassi, de 27 anos, está no 'Camarote' e encara o 'BBB 20' como um "experimento social".
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Victor Hugo - Victor Hugo é do interior do Maranhão, já atuou como backing vocal na banda de forró dos pais e hoje é psicólogo e cientista na área de saúde pública. No grupo dos 'Pipoca', ele vê no 'BBB 20' a oportunidade de continuar a vida acadêmica no exterior com o prêmio de R$ 1,5 milhão.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Thelma - Aos 35 anos, a paulistana Thelma é médica anestesiologista, trabalha em quatro hospitais e, nas horas vagas. atua como passista de escola de samba.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Lucas Chumbo - O surfista Lucas Chumbo é do Rio de Janeiro, tem 24 anos e faz parte do 'Camarote' do 'BBB 20'.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Marcela - Ginecologista e obstetra, Marcela tem 31 anos e mora na capital paulista com o irmão. Ela afirma estar em um relacionamento aberto e enxerga o 'BBB' como um laboratório.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Petrix Barbosa - Petrix Barbosa é atleta profissional de ginástica artística e, aos 27 anos, se divide entre Miami e Lisboa devido aos treinos do esporte. Ele participou dos Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão
Compartilhar
Publicidade
Nos dias seguintes, vídeos com trechos de outros momentos na casa do Big Brother, que é exibida 24h por dia no Globoplay, viralizaram em redes sociais como o Twitter e o Instagram, fazendo com que surgissem novas críticas.
Em um deles, Petrix, sem camisa, usando apenas uma calça, passa a região de suas partes íntimas próximo à cabeça de Flayslane, que estava sentada no chão.
Confira abaixo alguns vídeos de Petrix Barbosa, do BBB 20, que resultaram em acusações de assédio nas redes sociais:
Petrix Barbosa, então, foi chamado ao confessionário no início da noite de quinta-feira, 30. Pouco depois, pediu desculpas às suas colegas de Big Brother Brasil.
Em um primeiro momento, Petrix conversou com Bianca, questionando se havia feito algo de errado. "Para mim é muito a intenção do que a pessoa faz. Às vezes tem coisas que a gente faz que poderia evitar. É só uma reflexão", respondeu ela.
Após o ginasta pedir desculpas, a blogueira respondeu: "Eu também te peço desculpas. Não foi só da tua parte, foi das duas".
"Às vezes o jeito de dançar fica muito invasivo, entendeu, um com o outro. A gente foi invasivo um com o outro. Sem maldade, mas foi invasivo. Cara muito colada...", prosseguiu Boca Rosa.
Depois, foi a vez de Petrix conversar com Flayslane, ainda com a presença de Bianca Andrade por perto.
"Em algum minuto eu passei do ponto com você dançando, alguma coisa assim, te desrespeitei em alguma hora?", questionou o ginasta?
"Não... Só sempre", respondeu Flayslane em tom de brincadeira, para risos de Bianca Andrade, a Boca Rosa. "Não, sério, estou preocupado. Alguma vez eu te ofendi?", prosseguiu Petrix, com ar de seriedade.
"Você dançou agarradão, bem agarradão em um momento", respondeu Flayslane. "Como mulher, você acha que eu te ofendi?", questionou Petrix novamente, antes de ela responder: "Você é um anjinho, já falei pra você".
"Peço desculpas. Estou pedindo desculpas se alguma hora eu... Mas aconteceu alguma coisa? Você se sentiu ofendida alguma vez?", prosseguiu.
Veja também:
BBB20! Manu Gavassi é um meme ambulante e podemos provar!: