Por que a Globo proibiu o ex-contratado Arnaldo de aparecer no canal de Galvão
Ligação do comentarista de arbitragem com a família Marinho envolve uma TV e fazenda usada para gravar novelas
Galvão Bueno queria a presença do amigo Arnaldo Cezar Coelho na estreia de seu canal no YouTube para transmitir Brasil x Marrocos. O ex-árbitro foi proibido pela Globo de aceitar o convite.
Ele deixou a função de comentarista da emissora em 2018, porém, ainda possui ligação com o Grupo Globo. Arnaldo é dono de uma afiliada, a TV Rio Sul, sediada em Resende, interior do estado do Rio.
A parceria entre o canal regional e a Globo acontece desde 1990, um ano depois de ele se aposentar do trabalho nos gramados. Como afiliado, não pode aparecer em nenhum concorrente.
Apesar de Galvão Bueno ainda ser contratado da TV Globo, seu canal no YouTube não tem vínculo com a emissora. É uma sociedade com a empresa Play9, do influenciador Felipe Neto e do ex-repórter da Globo João Pedro Paes Leme.
Na internet, o locutor esportivo passou a ser um rival das plataformas da Globo, como o GE. Seu acordo com o canal carioca é restrito à TV aberta, TV paga e streaming. Na web, ele pode produzir o que quiser, sozinho ou com sócios.
Sem poder contar com o amigo, Galvão contratou o casal de ex-árbitros Fernanda Colombo e Sandro Meira Ricci, ambos dispensados pela Globo dias atrás com o fim da ‘Central do Apito’.
Outra ligação de Arnaldo Cezar Coelho com a Globo envolve uma propriedade histórica do século XIX. Ele e o irmão, o banqueiro e ex-deputado Ronaldo Cezar Coelho, são donos da Fazenda São Fernando, em Vassouras, interior fluminense.
O local serviu de cenário para algumas novelas de sucesso do canal, como ‘O Salvador da Pátria’ (1989) e ‘Mulheres de Areia’ (1993). Ainda hoje é usado para gravações e eventos.