Por que a Globo renovou com Susana Vieira após dispensar a maioria dos atores
Poucos artistas desfrutam de total estabilidade na emissora que abriu mão de parte relevante de seu elenco fixo para economizar
Dias atrás, Susana Vieira informou a renovação de seu contrato com a Globo até 2027. A atriz inseriu dose de ironia para ressaltar o privilégio da situação. Afinal, a maioria dos veteranos perdeu vínculo fixo com a emissora, assim como quase todos os artistas com menos tempo de casa. “Tem que falar, porque está todo mundo assim (sendo demitido), né? E eu estou lá!”
No canal há 54 anos, desde a novela ‘Pigmaleão 70’, Susana faz parte de uma elite considerada intocável. O fundador da Globo, Roberto Marinho, dizia que “ninguém é insubstituível”, mas alguns profissionais possuem status especial pelo que representam e entregam diante das câmeras.
A atriz, por exemplo, foi protagonista ou antagonista de grandes sucessos. Entre eles, ‘Anjo Mau’, ‘O Salvador da Pátria’, ‘A Próxima Vítima’, 'Por Amor' e ‘Senhora do Destino’. Tem uma personalidade exuberante que faz sua popularidade se manter em alta. Aos 81 anos, ela agrada aos telespectadores antigos e dialoga com as novas gerações, inclusive nas redes sociais. Somente no Instagram, são quase 5 milhões de seguidores.
Sempre que chamada, ela faz participações em programas do canal e quase sempre gera repercussão com sua verborragia, a exemplo da recente aparição no ‘BBB24’. Sem filtro e com autoestima na estratosfera, solta frases engraçadas e opiniões polêmicas. O raro destemor em dar a cara a tapa é um diferencial valioso no meio de tanta gente com medo do cancelamento.
Susana Vieira é um símbolo vibrante da velha Globo, com novelas que paravam o país e artistas com extremo carisma. Apesar das profundas mudanças no modelo de se fazer televisão, ela envelheceu muito bem artisticamente. Seu registro de atuação para a comédia e o drama continua atrativo e convincente.
Além disso, a artista é um exemplo de vivacidade. Mesmo em tratamento contra um tipo crônico de leucemia, ou seja, sem cura, ela não perde a alegria de viver. Trata-se, definitivamente, de um patrimônio da TV. Ainda que não tenha sido escalada para muitos papéis nos últimos tempos, sua permanência na Globo é mais do que justificada.