Por que Janaina Paschoal se tornou uma das melhores comentaristas da TV
Advogada mostra habilidade em traduzir o juridiquês ao telespectador e apresenta uma visão moderada da direita
Nunca imaginei escrever uma crítica positiva a respeito do trabalho de Janaina Paschoal no telejornalismo. Justiça seja feita: a ex-deputada estadual se sai melhor do que a maioria dos veteranos da análise política.
Ela estreou como comentarista fixa do ‘Arena CNN’ no início de abril. Teve embates com a colega de bancada Raquel Landim, de visão progressista. Em maio, passou a participar de ‘O Grande Debate’.
Esqueça aquela Janaina exaltada em discursos ao longo de seu mandato na Assembleia Legislativa de SP e no Congresso Nacional na época do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Na CNN Brasil, a professora de Direito Penal adota um tom conciliador. Destaca-se por destrinchar pautas polêmicas da política e do mundo jurídico com fácil compreensão para o telespectador.
Formula uma análise mais ampla e detalhada dos assuntos e estimula o público a olhar os fatos além do óbvio, além de questionar a maneira como a imprensa interpreta os acontecimentos.
Pilar da direita, Janaina consegue ser moderada na maioria dos comentários. Um exemplo do pensamento conservador clássico em oposição ao extremismo midiático que contaminou a imagem da direita no Brasil.
Surpreendentemente, ela às vezes critica Jair Bolsonaro e elogia Lula, mostrando ter a necessária independência intelectual para comentar com credibilidade. Aconteceu de concordar com pontos de vista de debatedores de esquerda em algumas pautas.
Goste-se ou não de Janaina Paschoal, a presença dela na TV faz bem ao jornalismo. Mostra que a direita não se resume aos planfletários partidários e ressalta a importância de se abordar diferentes aspectos de uma mesma questão com argumentações consistentes.
O jornalismo feito na TV precisa de mais pluralidade. Na Globo e GloboNews, por exemplo, não há um único comentarista fixo declaradamente de direita. Prevalece o viés esquerdista no noticiário.
O telespectador merece receber uma interpretação variada dos temas mais controversos. A CNN Brasil faz isso com competência e equilíbrio. Mesmo em momentos acalorados, seus comentaristas mantêm uma postura respeitosa.