Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Precisamos de romantismo contra covid, política e crise

‘Além da Ilusão’ pode recuperar a vontade de ver novela para se distrair da realidade e torcer por um casal fofo

7 fev 2022 - 09h22
Compartilhar
Exibir comentários
Os protagonistas Rafael Vitti e Larissa Manoela
Os protagonistas Rafael Vitti e Larissa Manoela
Foto: TV Globo

No Brasil, ninguém aguenta mais a overdose de informações negativas sobre a pandemia, a polarização política e a crise econômica. Estamos sufocados. Precisamos de ar fresco para viver com mais leveza.

A estreia nesta segunda-feira (7) de ‘Além da Ilusão’, na faixa das 18h30 da Globo, pode servir de escapismo da realidade. A novela de época criada por Alessandra Poggi evoca o romantismo dos folhetins clássicos.

O ilusionista Davi (Rafael Vitti) e a modista Elisa (Larissa Manoela) se apaixonam em uma festa. Aquele amor à primeira vista cada vez mais raro nos dias de hoje.

Uma tragédia os separa. Anos depois, o rapaz se encanta pela irmã dela, Isadora (também interpretada por Larissa Manoela), e juntos precisam enfrentar o mundo.

Não há inovação nessa premissa, porém, existem elementos suficientes para capturar nossa atenção e despertar a vontade de torcer pela felicidade do casal.

Os protagonistas são atores bonitos, talentosos e carismáticos. Pelas chamadas, demonstram ter a tal ‘química’ imprescindível para fazer um romance fictício de TV ser verossímil.

O público está cansado de personagens dúbios, carentes de graça e sem uma aura lúdica, a exemplo de Christian/Renato (Cauã Reymond) em ‘Um Lugar ao Sol’.

Na tentativa de sofisticar a teledramaturgia, vários autores constroem tipos excessivamente complexos em enredos mirabolantes e esquecem o básico: estabelecer a conexão emocional da novela com o telespectador.

Foi o caso da recém-encerrada ‘Nos Tempos do Imperador’. Uma produção caprichada, porém, fria. Não conseguiu envolver a maioria do público. Assim como tantas outras, torna-se esquecível.

Uma novela que pretende se destacar precisa estimular sentimentos em quem a assiste. Comoção, raiva, suspense, mexer em recordações boas e más. Tirar o telespectador da letargia.

Hoje, deve também estimular manifestações nas redes sociais. Ser comentada, gerar memes, estimular discussões. Esse engajamento on-line é tão importante quanto os números de audiência aferidos pela Kantar Ibope.

‘Além da Ilusão’ recebe a missão de melhorar os índices no início de noite da Globo. ‘Nos Tempos do Imperador’ marcou média de 16.9 pontos, a mais baixa desde o lançamento da faixa de novela às 18h, em 1971.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade