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Pró-Bolsonaro, RedeTV! recebe pouca verba da Presidência

Canal foi o que menos se beneficiou de publicidade do gabinete de Bolsonaro entre as maiores redes de TV

2 dez 2021 - 10h08
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Ao lado de SBT e Record TV, a RedeTV! é uma emissora explicitamente simpática a Jair Bolsonaro. Seu vice-presidente, Marcelo de Carvalho, rotineiramente faz a defesa do presidente e do governo no Twitter e já foi recebido pelo próprio mandatário em Brasília.

Bolsonaro tem uma tropa de choque que o defende na RedeTV!
Bolsonaro tem uma tropa de choque que o defende na RedeTV!
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Aliás, o canal deu relevante contribuição para que o político se tornasse nacionalmente conhecido. Enquanto deputado, Bolsonaro era convidado frequente de programas da casa, como o ‘Superpop’ com Luciana Gimenez.

Ironicamente, a RedeTV! sempre teve uma programação liberal, com amplo espaço para gays, lésbicas, transexuais e pautas chocantes ao público conservador. O discurso antiprogressista ganhou força somente após a chegada de Bolsonaro à Presidência.

Além de Carvalho, que apresenta o ‘Mega Senha’, a emissora tem outros dois comunicadores com posicionamento à direita no espectro político: Sikêra Jr., do ‘Alerta Nacional’, e Luís Ernesto Lacombe, do ‘Opinião no Ar’ e ‘Agora com Lacombe’.

Apesar desse vínculo ideológico, a RedeTV! não recebe tratamento especial na divisão da verba de publicidade da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), que tem influência direta do gabinete de Bolsonaro.

Entre os cinco maiores canais do País, foi o que menos recebeu propaganda diretamente do órgão nos últimos 3 anos. De acordo com o portal Poder360, houve repasse de R$ 7,7 milhões, sendo que a verba diminuiu 50% entre 2020 e 2021. Não está incluída aí a publicidade de ministérios e estatais.

Desde o início do mandato, a compra de espaço em outras redes pela Secom foi bem maior: Band (R$ 15 milhões), Globo (R$ 47 milhões), SBT (R$ 53 milhões) e Record TV (R$ 58 milhões).

A fatia pequena da publicidade destinada à RedeTV! é justificada pela baixa audiência. A maioria das atrações da emissora marca menos de 1 ponto de média no ranking da Kantar Ibope Media.

Mesmo com pouca repercussão, a emissora recebe atenção de Bolsonaro. O presidente participou algumas vezes de programas da TV. No dia 25 de novembro, o ‘Agora com Lacombe’ exibiu entrevista de 1 hora gravada no jardim do Palácio da Alvorada. A média de audiência foi 0.3 ponto.

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