Produções recentes que abordam a representatividade trans
Ressaltando a inclusão, as personagens trans são interpretadas por artistas trans
A presença de personagens trans em tramas brasileiras é algo que tem ganhado espaço nos últimos anos. Por outro lado, na maior parte das vezes, artistas cis são escalados para interpretar pessoas trans no enredo. O termo que define essa ação é apelidado como "transfake".
Felizmente, o cenário parece estar mudando e a representatividade tem ganhado força. Algumas produções conseguiram se destacar ao contratar artistas trans para dar vida aos personagens e ainda transmitir discursos empoderadores.
Vale mencionar que essa ação não fica sendo exclusiva de filmes de Hollywood, já que diversas produções brasileiras se destacam. Com a chegada do Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro, separamos quatro produções que possuem esse mérito. Confira:
Segunda chamada
A cantora Linn da Quebrada, que está participando do BBB22, marcou as telas da Globo ao intepretar a jovem Natasha. A trama da série gira em torno de contar sobre como professores resistem à péssima infraestrutura de uma escola de ensino para jovens e adultos.
Natasha é uma das estudantes da escola e passa por diversas situações de preconceito por ser uma travesti. A personagem não é de se calar e luta pelos seus direitos.
Bom Sucesso
A novela "Bom Sucesso" foi ao ar pela primeira vez em 2019 e conta com nomes de peso como Antônio Fagundes, Grazi Massafera e Rômulo Estrela. Uma das personagens que ganha destaque na trama é Michelly.
Intepretada pela atriz Gabrielle Joie, a personagem é uma jovem estudante que é cheia de confiança. Michelly passa por diversas situações de bulliyng e preconceito, mas não mede esforços para lidar com todas. A personagem fornece uma perspectiva sobre jovens trans que estão no ensino médio.
A Dona do Pedaço
A atriz Glamour Garcia deu vida a Britney na novela "A Dona do Pedaço". Na trama, a personagem realizou sua transição enquanto estudava Ciências Contábeis longe da cidade em que mora.
Quando voltou, teve que lidar com a reação de seus familiares e pessoas a sua volta. Timida e humilde, Britney acaba se apaixonando por Abel, um confeiteiro português ingênuo e de bom coração. O sentimento é recíproco e os dois vivem um romance.
A Força do Querer
Na novela "A Força do Querer", Maria Clara Spinelli deu vida a Mira, secretária e fiel escudeira da vilã Irene. Em 2019, época em que a novela foi ao ar, a atriz reclamou da falta de convites para papéis de personagens sis. Apesar disso, ela agradeceu Gloria Perez por convidá-la para fazer parte de uma se duas tramas pela segunda vez, sendo que a primeira foi "Salve Jorge".
"O que me dói não é a falta de trabalho, de dinheiro, de reconhecimento, que isso todas nós passamos e vamos passar sempre. É a falta de olharem para mim e verem uma atriz, uma mulher, um ser humano, a Maria Clara. E não pegarem tudo isso, jogar lá fora e colocar o rótulo trans. Eu não trabalho. As pessoas, os produtores de elenco, falam que eu sou ótima atriz. Uma ótima atriz para fazer personagens trans. Se fossem pessoas que me convidassem e me dessem oportunidade de me testarem, iam ver", declarou.