Qual atriz pode herdar papel em ‘Renascer’ após morte de Léa Garcia
Atriz vítima de infarto aos 90 anos faria personagem que a amiga Chica Xavier desempenhou há 30 anos
Como informou o ‘Jornal Nacional’, Léa Garcia poderá ser vista em participações nas séries ‘Vizinhos’ e ‘Arcanjo Renegado’, ambas do Globoplay.
Os trabalhos inéditos vão ajudar os fãs a minimizarem a saudade pela grande atriz, vítima de infarto aos 90 anos em Gramado (RS), onde foi homenageada postumamente no tradicional festival de cinema da cidade.
Uma das primeiras artistas negras da teledramaturgia, Léa negociava atuar no remake de ‘Renascer’, conforme informou a colunista Anna Luiza Santiago, de ‘O Globo’.
Assumiria o papel de Inácia, a faz-tudo da casa do fazendeiro cacaueiro José Inocêncio (Antônio Fagundes no folhetim de 1993), que ajudou a criar os quatro filhos do viúvo. A personagem foi feita por Chica Xavier (1932-2020), outro ícone negro da TV.
‘Mãe preta’ da família, a empregada dedica a vida ao patrão e seus herdeiros. Trata-os com doçura e rigor ao mesmo tempo. É uma mulher religiosa e resiliente.
A morte de Léa fará a Globo procurar outra atriz. O novo folhetim começará a ser gravado em setembro. A estreia deve acontecer em 22 de janeiro na faixa hoje ocupada por ‘Terra e Paixão’.
O Sala de TV conversou com profissionais ligados à produção. Alguns nomes foram apontados como viáveis para interpretar Inácia. Foram lembradas Neusa Borges, de 82 anos, Zezé Motta, 79, e Dhu Moraes, 70.
Não há muitas atrizes pretas nessa faixa etária, um reflexo das poucas oportunidades dadas às artistas negras ao longo das sete décadas de teledramaturgia brasileira. Erro que a Globo tenta corrigir agora escalando elencos cada vez mais miscigenados para representar a diversidade racial brasileira.