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Quanto Bolsonaro tirou de verba oficial da Globo em 3 anos

Começa a fazer falta à emissora o dinheiro da propaganda federal drasticamente reduzido pelo presidente

29 out 2021 - 11h41
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“Acabou a mamata”, ironizou Jair Bolsonaro, repetidas vezes, ao falar da verba publicitária governamental direcionada à TV Globo. O presidente cumpriu a promessa de campanha de reduzir radicalmente a fatia para o canal carioca.

Bolsonaro ‘se vinga’ da emissora inimiga com corte severo da verba de propaganda do governo
Bolsonaro ‘se vinga’ da emissora inimiga com corte severo da verba de propaganda do governo
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

De 2003 a 2019, nas Presidências de Lula, Dilma e Temer, a emissora líder no Ibope recebeu em média R$ 450 milhões por ano para veicular campanhas do Poder Executivo. Com Bolsonaro, estima-se queda a R$ 150 milhões ao final do primeiro ano de mandato.

Em recente entrevista a Sikêra Jr., do ‘Alerta Nacional’, da RedeTV!, o presidente afirmou ter agido contra o canal da família Marinho. “Uma grande emissora (a Globo) levava aproximadamente 80% das verbas oficiais. Hoje, nós cortamos 80% do bolo”, disse.

“Aquela grande emissora leva aproximadamente 20% do bolo do governo federal porque nós somos obrigados a fazer uma propaganda também”, explicou. Um dos cortes foi o patrocínio do Banco do Brasil ao telejornal ‘Bom Dia Brasil’.

De acordo com dados disponíveis no Portal da Transparência, Bolsonaro tinha no triênio (2019-2021) orçamento de R$ 1 bilhão para gastar com “publicidade de interesse público”.

A mesma plataforma indica que efetivamente foram investidos R$ 483 milhões, com contingenciamento superior a 50%. O montante economizado deve ter sido usado para corrigir o desequilíbrio entre gastos e receitas do governo para aliviar eventual déficit nas contas públicas.

Fontes do mercado publicitário estimam que a Globo deixou de receber ao longo dos 3 anos do ex-capitão no Palácio do Planalto de R$ 600 milhões a R$ 750 milhões.

Em gestões passadas, o dinheiro de Brasília – incluindo a publicidade de estatais – representava aproximadamente cerca de 4% da receita bruta anual do Grupo Globo. Hoje, a fatia não chega a 1%.

A significativa redução de propaganda governamental não vai levar a TV Globo à falência, como preveem muitos bolsonaristas, porém, sem dúvida, aquele dinheiro faz falta.

No primeiro semestre de 2021, a maior empresa de comunicação do País teve prejuízo de R$ 114 milhões. Se tivesse a mesma parcela da publicidade oficial garantida por gestões anteriores, a conta provavelmente teria ficado no azul.

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