Quase ninguém lembra, mas Ana Paula Arósio nunca vai esquecer: a novela que foi um fracasso e fez ator perder quatro dentes
Em 2002, 'Esperança' tinha a difícil missão de substituir 'O Clone', mas falhou em repetir o sucesso. Relembre!
Ana Paula Arósio está afastada da televisão há 14 anos e acumulou trabalhos icônicos em seu currículo, como "Hilda Furacão" e "Terra Nostra". No entanto, uma novela em especial pode ser considerada o grande fracasso da carreira da atriz: "Esperança", de Benedito Ruy Barbosa, exibida entre 2002 e 2003.
A novela é ambientada na década de 1930 e expõe as consequências da Grande Depressão de 1929. A trama central gira em torno do drama do italiano Toni (Reynaldo Gianecchini), que vive dividido entre Maria (Priscila Fantin), um amor proibido que fica para trás quando ele se muda para o Brasil, e Camille (Ana), que ele conhece e se envolve já em terras brasileiras.
A baixíssima audiência foi influenciada por uma série de fatores, como as mudanças no enredo, a estreia em plena Copa do Mundo, o desdobramento em meio às eleições presidenciais e até o afastamento do autor perto do final da trama por motivos pessoais.
Os números não deixam mentir que "Esperança" foi um fracasso para os padrões da época. A novela registrou uma média de audiência de 37,9 pontos. Para efeitos de comparação, o folhetim anterior, "O Clone", teve média de 46,7 pontos, enquanto a sucessora, "Mulheres Apaixonadas", registrou uma média de 46,4.
Além disso, um acidente envolvendo Ana e Reynaldo também marcou os bastidores da trama. Tudo aconteceu quando os dois gravavam uma cena de briga entre Camille e Toni.
Camille flagrava Toni dando um beijo na estátua que fez com o rosto de Maria. Revoltada, ela joga uma barra de...
Matérias relacionadas