Quem é o correspondente da Globo de plantão no hospital do papa em Roma
Murilo Salviano foi enviado de Londres para cobrir a ausência de Ilze Scamparini
Todos os caminhos levam a Roma, diz o velho ditado. No caso das notícias sobre o papa Francisco, especificamente à Policlínica Gemelli, inaugurada por Paulo VI em 1964. Desde então, é o hospital oficial dos Pontífices.
Neste momento, os olhos do planeta se voltam ao hospital a 8 km ao norte do Vaticano. Ali, o papa Francisco, de 88 anos, enfrenta um de seus piores momentos de saúde desde que foi eleito no conclave de 2013.
Jornalistas de todos os continentes se aglomeram à espera de notícias. Entre eles, Murilo Salviano, correspondente da Globo e GloboNews em Londres. Foi deslocado às pressas até a capital italiana para cobrir a ausência de Ilze Scamparini.
Especialista em assuntos da cúpula da Igreja Católica, a veterana está em férias no Brasil desde janeiro, acompanhada do marido, o roteirista siciliano Domenico Saverni Mezzatesta, e da cachorrinha deles, Pina.
Paulista, Murilo, de 34 anos, se graduou em Jornalismo na Universidade de Brasília. Entrou na Globo DF como estagiário em 2013. Já como produtor, fez na GloboNews, ao lado do repórter Gerson Camarotti, o documentário ‘Morte e Vida Severina – 60 Anos Depois’, sobre o imortalizado poema de João Cabral de Melo Neto.
Após estrear no vídeo, destacou-se na cobertura do cotidiano da política em Brasília. Compôs boa dupla com a colega Andréia Sadi, hoje âncora do ‘Estúdio i’, no Rio. Em 2019, ele chegou ao ‘Fantástico’. Além de matérias, realizou a série ‘Quem Vive Ali’, a respeito de pessoas que moram em lugares isolados do Brasil.
Outro projeto interessante com a presença dele foi ‘Fé na Vida’, com histórias de brasileiros retomando a rotina e os sonhos após a paralisação e o medo impostos pela pandemia de covid-19.
Agosto de 2022 marcou sua chegada à Inglaterra como correspondente. Entre as coberturas no exterior estão o terremoto na Turquia e Síria, a morte da rainha Elizabeth II e o Fórum Econômico Mundial, na Suíça.
Salviano é conhecido pela versatilidade – se sai bem das pautas sérias ao mundo do entretenimento – e o carisma desejável a quem se coloca diante das câmeras.
