Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é o repórter da Globo que faz a cobertura da Guerra de Israel pela África

Vinícius Assis vive estilo nômade ao circular por diferentes países do continente atrás de notícias

13 nov 2023 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários

Mineiro de Timóteo, interior de Minas Gerais, Vinícius Assis se encontrou no Egito com o grupo de brasileiros que deixaram Gaza no domingo (12), após longa espera por autorização e a abertura da fronteira. 

Ele é o único repórter da Globo e GloboNews na África. Faz entradas ao vivo e grava matérias exibidas nos telejornais das duas emissoras. Vive no continente desde 2018. 

Morou na África do Sul, Etiópia, Moçambique e recentemente se mudou para Abidjan, a capital econômica da Costa do Marfim. É adepto do MoJo (Mobile Journalism), ou seja, um jornalista que faz seu trabalho usando dispositivos eletrônicos como tablet e smartphone. Assim, vai aonde a notícia está. 

No caso dele, um nômade que muda de países a fim de conhecer diferentes realidades e ampliar sua visão a respeito de um continente pouco valorizado pela mídia brasileira, apesar das raízes africanas da maior parte da população do país. 

O correspondente cobre especialmente política, economia, a luta antirracista e guerras locais. Viaja por paisagens paradisíacas entre a riqueza e a pobreza das populações. 

Vinícius Assis já havia trabalhado como editor na Globo entre 2005 e 2009. Depois, foi repórter de canais regionais, estagiou na TV e no portal ‘Marca’, da Espanha, passou pela Agência Pública e atuou na reportagem da Record. 

A televisão brasileira precisa de mais profissionais como ele, dispostos a se arriscar por lugares pouco conhecidos pela maioria de nós. O jornalismo não pode ter interesse apenas por Estados Unidos, Europa e China. 

Segundo o Itamaraty, cerca de 40 mil brasileiros moram na África. Quem são, por que imigraram, no que trabalham, como vivem... Os veículos de imprensa têm a obrigação de ampliar a cobertura sobre o terceiro maior continente do planeta. Há muito de Brasil por lá e vice-versa.

Vinícius Assis no Egito: correspondente acompanhou a agonia dos brasileiros à espera de resgate em Gaza
Vinícius Assis no Egito: correspondente acompanhou a agonia dos brasileiros à espera de resgate em Gaza
Foto: Reprodução/TV
Registros do correspondente em suas andanças pelo continente africano
Registros do correspondente em suas andanças pelo continente africano
Foto: Reproduções/Instagram/@assisvinicius
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade