Quem são os repórteres cotados para ser o próximo Bonner na Globo
Emissora dá mais espaço a jovens jornalistas com perfil de âncora de olho na necessária renovação
Paralelamente às ondas de demissões, a Globo e a GloboNews investem na ascensão de talentos de seu jornalismo.
Alguns repórteres ganham a oportunidade de ir eventualmente para o estúdio. Um teste de desempenho nas funções de âncora e comentarista.
A avaliação positiva os credencia para desafios maiores. Internamente, quatro deles são apontados com potencial para seguir trajetória semelhante à de William Bonner, apresentador e editor-chefe do ‘JN’.
Em comum, esses jornalistas cultivam fontes na cúpula de setores importantes (economia, política e segurança pública, por exemplo), furam a concorrência com notícias em primeira mão e têm bom desempenho no ‘ao vivo’, quando imprevistos sempre acontecem.
Ricardo Abreu
Em janeiro de 2022, foi deslocado do Rio para reforçar a cobertura política em Brasília. Logo se destacou nas reportagens e na interação com apresentadores. Passou a aparecer no estúdio para comentar em telejornais.
Em junho estreou no time da ‘Central GloboNews’. Na semana passada, ancorou o segmento do DF do ‘Conexão GloboNews’. Circula por todos os horários da programação com desenvoltura.
Chamado pelos colegas de Ricardinho, ele possui carisma, uma característica não obrigatória, mas desejável a um apresentador de noticiário.
Guilherme Balza
Foi transferido de São Paulo a Brasília logo após a vitória de Lula na eleição presidencial para atuar na cobertura da transição de governo.
Levou na bagagem o prestígio pela premiada cobertura do caso Prevent Senior na pandemia. As matérias com denúncias sobre o ‘kit covid’ renderam uma indicação ao Emmy Internacional de jornalismo.
O repórter é um dos principais elos da Globo e GloboNews com a cúpula do governo Lula. Possui contatos também na direção do PT.
Dias atrás, participou pela primeira vez da ‘Central GloboNews’ como comentarista. Anteriormente, fez participações no estúdio de telejornais. No vídeo, transmite segurança e credibilidade.
Bruno Tavares
É repórter de rede baseado em São Paulo. Destacou-se ao cobrir férias de Renata Lo Prete no ‘Jornal da Globo’.
Sozinho na bancada, conduziu o telejornal com firmeza. Possui perfil mais formal do que o dos colegas.
Ele acumula ‘furos’ (notícias em primeira mão) ligados à política, uma façanha bem avaliada pelos chefes.
Nilson Klava
O garoto prodígio da GloboNews cobre a licença-maternidade de Aline Midlej no ‘Jornal das Dez’. Em julho, estreou como âncora plantonista no ‘Jornal Hoje’.
Em seis anos, ele foi de estagiário na redação no Rio a um dos jornalistas mais importantes do canal de notícias em Brasília.
Transita nos bastidores dos Poderes, onde apura informações exclusivas. A postura natural de âncora e a simpatia elogiada pelo público o impulsionam a voos ainda mais altos no telejornalismo.