Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reality Shows

BBB 24: Após Vanessa Lopes, psicóloga explica o que leva alguém a desistir do reality; entenda

Especialista detalha quais são os limites que definem a intervenção imediata da produção

19 jan 2024 - 22h36
(atualizado às 22h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Vanessa Lopes
Vanessa Lopes
Foto: Reprodução/Instagram

Na tarde desta sexta-feira, 19, Vanessa Lopes apertou o botão de desistência do Big Brother Brasil 24. A sister já demonstrava, no transcorrer desta semana, estar com a saúde mental abalada após 11 dias de confinamento.

Isso porque, segundo a psicóloga, a saúde mental envolve diversas camadas, como predisposição genética, histórico familiar, doenças crônicas, abstinência, traços da personalidade, recorte sócio racial, história de vida.

Ainda que a equipe do programa realize uma avaliação e acompanhamento prévio, o que Juliette já confirmou que acontece no BBB (veja a entrevista completa aqui), Paloma explica que os riscos à saúde mental do participante podem se revelar apenas no confinamento.

"Aí que surgem os limites que definem a intervenção imediata e retirada do participante do programa. Quando, por exemplo, esse integrante oferece risco para si e para outros, como em casos de surto, episódios de mania (euforia), quadros psicóticos com delírios, alucinações, episódios de autoagressividade, entre outros fatores", explica.

Não foi só Vanessa Lopes: relembre quem decidiu sair do BBB Não foi só Vanessa Lopes: relembre quem decidiu sair do BBB

"Para a equipe de psicólogos de um reality, quando identificado um risco iminente à integridade física e mental de algum participante, a intervenção torna-se necessária e muitas vezes urgente, independente do contrato de acordo efetuado com a produção (...) É essencial, no entanto, que, junto à retirada, haja acolhimento e encaminhamento adequado deste participante aos profissionais de saúde mental", concluiu.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade