Estreia na segunda, 17, a 22.ª edição do 'Big Brother Brasil', na TV Globo, com um prêmio de R$ 1,5 milhão. Assim como em 2020, o programa terá os grupos Pipoca, formado por anônimos, e Camarote, por personalidades. A principal novidade é a estreia de Tadeu Schmidt, ex-Fantástico, como apresentador.
"Fiquei empolgadíssimo com o convite, feliz da vida, porque sei a importância e o tamanho que tem o 'Big Brother Brasil'. Eu já assistia para ver o desempenho do Pedro Bial como apresentador e, depois, do Tiago Leifert", afirma.
Sobre a maneira como vai conduzir o reality, Schmidt garante que tem liberdade: "Estou aprendendo muito com as pessoas da equipe, que têm tanta experiência, e sei que terei liberdade para criar a minha maneira de apresentar".
O cenário é inspirado em décadas do fim do século 20, com muitas cores, néon e xadrez, no melhor "estilo grunge". No quadro 'Cat BBB', Dani Calabresa assumirá o posto de Rafael Portugal. E o humorista Paulo Vieira ganhou uma participação especial: o 'Big Terapia', quadro em que será responsável por "analisar" o comportamento dos participantes de forma divertida.
"O BBB está no ar há duas décadas. Nesse período, o programa se transformou, mas, ao mesmo tempo, nunca deixou de ser uma grande paixão. Nunca foi só mais um programa de televisão", avalia o diretor-geral Rodrigo Dourado.
Jogo
No streaming, o Globoplay fez transformações em algumas atrações sobre o reality. Ana Clara comandará, às quintas-feiras, o 'Fora da Casa', e o humorista Rhudson Victor assume o Parada BBB às segundas, quartas e sextas, na mesma plataforma. Outra novidade é um jogo direcionado aos espectadores do BBB 22. O novo recurso permitirá que o público escolha uma equipe que se sairá melhor nas provas e dinâmicas da semana.
Em 2020, o programa enfrentou um desafio: a pandemia de covid-19. Desde então, o reality segue sem a participação de plateia. Em 2022, apesar de todos os candidatos apresentarem comprovante das duas doses da vacina, três testaram positivo para covid-19 e tiveram de cumprir isolamento uma semana antes da estreia.
O BBB também se tornou uma importante fonte de arrecadação publicitária para a Globo: as vendas negociadas ultrapassam R$ 700 milhões, segundo o jornal Meio e Mensagem.
Sabrina Sato - 3ª edição - Apesar de ter ficado na 6ª colocação no 'BBB 3', o programa serviu para impulsionar sua carreira. Pouco depois, foi contratada para participar do 'Pânico' na rádio e na TV, onde criou uma base de fãs. Hoje em dia, é apresentadora na Record TV e tem seu próprio programa.
Foto: Instagram / @sabrinasato / Estadão
Juliana Alves - 3ª edição - Após sua participação em 2003, quando foi a sétima eliminada, ainda na primeira metade do programa, lançou-se na carreira de atriz. Estreou como a secretária Selma, em 'Chocolate Com Pimenta'. Passou por RedeTV! e Record TV antes de retornar à Globo em 2007, tendo feito diversas outras novelas e séries, sendo a mais recente 'Sol Nascente'. Também participou de diversos filmes, como 'Isolados' e 'Gostosas, Lindas e Sexies'.
Foto: Instagram / @julianaalvesiam / Estadão
Fernando Fernandes - 2ª edição - Sete anos após participar do 'BBB 2', em 2009, Fernando sofreu um acidente que lhe deixou paraplégico. Através do esporte, ele reencontrou seu espaço e tornou-se tetracampeão mundial de paracanoagem. Em 2016, decepcionou-se ao ficar de fora da Paralimpíada no Rio, mas segue no esporte.
Foto: Instagram / @fernandoflife / Estadão
Mayra Cardi - 9ª edição - Após sair do programa, investiu em sua imagem no mundo fitness e faz bastante sucesso no Instagram. Chegou a lançar um programa de emagrecimento usado por artistas como Anitta e Larissa Manoela, apesar de críticas de usuários que até entraram na Justiça contra a participante do 'BBB 9'
Foto: Instagram / @mayracardi / Estadão
Íris Stefanelli - 7ª Edição - Presença frequente em programas da RedeTV!, como o 'TV Fama' e o 'João Kléber Show', Íris ficou conhecida por namorar Diego Alemão, o campeão do programa em 2007.
Foto: Instagram / @flavia_viana / Estadão
Flávia Viana - 7ª edição - Flávia tinha pequenas participações em programas da RedeTV!, SBT e Record TV antes de ser escolhida para o 'BBB 7'. Porém, após o programa, passou a ter mais espaço em outros canais, apresentando o 'Esquenta' da RedeTV! (não confundir com o programa de Regina Casé, mais recente), e participando do 'Tudo É Possível', da Record TV e de 'Chiquititas', do SBT. Em 2017, participou do reality show 'A Fazenda - Nova Chance', e saiu como a grande vencedora.