BBB25: Acidente da adolescência, pionerismo na gintástica e quase morte marcam trajetória de Daniele Hypólito
Primeira ginasta medalhista mundial do Brasil n participa do reality ao lado do irmão, Diego Hypólito
Aos 40 anos, Daniele Hypólito virou assunto nos últimos dias por sua participação no BBB25. Muito antes disso, no entanto, a paulista de Santo André já era conhecida do público por sua importância para a ginástica artística brasileira e cinco participações em Jogos Olímpicos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A hoje ex-ginasta esteve presente nas edições de Sydney-2020, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Além de dois oitavos lugares em equipes, ela tem a 11ª colocação nas barras assimétricas em sua segunda participação olímpica.
Medalhas na ginástica artística
Embora nunca tenha subido ao pódio olímpico, Hypólito brilhou e colecionou medalhas ao longo da vitoriosa carreira. Sua carta de boas-vindas ao planeta da ginástica veio no Mundial de Ghent, na Bélgica, em 2001. Aos 17 anos, ela conquistou a prata no solo e se tornou a primeira brasileira a subir ao pódio em torneios deste nível.
Na mesma edição, alcançou a quarta colocação no individual geral. O resultado foi o melhor de uma brasileira na categoria até 2007. Ao todo, ela disputou 13 mundiais.
Desde nova, Dani já se destacava dentro do continente. Em 1999, aos 14 anos, conquistou a medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá. Ao todo, a brasileira tem três pratas e sete bronzes no evento, que disputou pela última vez em Toronto-2015.
Grave acidente
Aos 12 anos, quando ainda era uma promessa da ginástica artística brasileira, Hypólito vivenciou um acidente de trânsito com seis mortos. Ao fazer um trajeto do Rio de Janeiro (RJ) a Curitiba (PR) na Via Dutra, no caminho de ida a uma competição, o ônibus em que a garota estava acompanhada de outras atletas e treinadores do Flamengo se envolveu em uma colisão com duas carretas.
“Saiu muito sangue e rolei dentro do ônibus até ser acordada”, contou Dani ao recordar o grave acidente.
Além das seis mortes, a técnica Georgette Vidor ficou paraplégica. A agora participante do BBB25, por sua vez, sofreu escoriações.
Família
De origem humilde, Daniele mudou a vida da família por meio da ginástica. Já no confinamento do reality, Diego Hypólito recordou algumas dificuldades da infância dos irmãos. “[Meus pais] trabalhavam na roça, não tinham dinheiro para praticamente nada, minha mãe escovava os dentes com sabonete, em alguns momentos”, contou o medalhista olímpico.
Daniele é casada com o professor de dança Fábio Castro. Eles se conheceram em um baile funk no Rio de Janeiro. Juntos, eles planejam ter dois filhos, segundo a ex-ginasta revelou na casa mais vigiada do Brasil.
“Eu quero ter um casal. Eu sei que a probabilidade do meu filho ou minha filha nascer rodopiando é grande. Mãe ginasta e pai dançarino”, afirmou durante o confinamento.
Vida após a aposentadoria
Em 2023, Dani passou por cinco internações devido a um quadro de pielonefrite, inflamação renal decorrente de uma infecção urinária.
“Quase morri duas vezes. Foi o ano mais difícil da minha vida. O atleta está em constante reabilitação. Tenho que estar em constante movimentação para conseguir as coisas”, falou em conversa com o jornal O Estado de S. Paulo.
Ela, inclusive, chegou a conversar com a família em tom de despedida, embora ela sequer consiga lembrar tudo o que foi falado.
“Meu marido estava com a minha mãe no telefone via vídeo. Eu deixei um recado. Falei: amor, não esquece que eu te amo e fala pra minha família que eu amo muito eles. Não lembro porque minha pressão estava muito baixa. Até tenho algumas lembranças, mas não tinha ação nem reação. Só sentia a movimentação ao meu redor”, completou.
Fora dos tablados e aparelhos, e multimedalhista também se dedicou à carreira de artista circense e palestrante.