PUBLICIDADE

Reality Shows

Boninho transforma 'BBB 23' em 'A Fazenda' contra união do quarto Deserto

O público vai votar em quem quer que fique no programa e não em quem quer tirar, como sempre aconteceu

30 mar 2023 - 23h39
(atualizado em 3/4/2023 às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

A produção do "BBB 23" entrou na pilha das páginas de fofoca, a maioria delas integrantes da agência Mynd8, que querem destruir o quarto Deserto. O apresentador Tadeu Schmidt anunciou na noite de quinta (30/3)  que o próximo paredão do "BBB" vai imitar "A Fazenda". Ou seja, o público vai votar em quem quer que fique no programa e não em quem quer tirar, como sempre aconteceu.

O casuísmo chama atenção por ir contra a maior novidade da edição, a formação de um bloco espontâneo de torcidas das integrantes do quarto Deserto, concebido para fazer frente à campanha de ódio de páginas de fofoca, que atuam como uma espécie de "máfia", já que dividem a mesma agência e defendem interesses comuns. No "BBB 21", a agência Mynd8 conseguiu assinar o 2º, o 3º e o 4º colocados, mas os cactus ignoraram os ataques dos profissionais das fofocas contra Juliette para torná-la a campeã.

O fenômeno vem se repetindo de forma diferente no "BBB 23", com a união das quatro torcidas das integrantes do Deserto, num fortalecimento para enfrentar o massacre da mídia. Refletindo a sororidade das sisters, essa parceria de torcidas tornou-se a maior novidade da edição. Competindo contra supostos agenciados da Mynd8, que estariam sendo elogiados várias vezes durante o dia pelas páginas e por celebridades contratadas do grupo - inclusive em sinergia entre si - , os torcedores do Deserto superaram o poder do investimento elevado ao salvar Bruna Griphao e eliminar Gabriel Santana na terça passada (28/2).

Colunistas famosos ficaram possessos com esse resultado. Um deles chegou a gravar um vídeo raivoso xingando o público do programa.

Um dia depois, Boninho anunciou a novidade do "voto inverso", que foi confirmada por Tadeu Schmidt nesta quinta.

Reparem que a votação tradicional, para eliminar, facilita a concentração de votos de fãs-clubes diferentes num mesmo adversário. A mudança para salvar, portanto, tem o objetivo de desagregar as torcidas. Se dois integrantes do Deserto vão juntas, os fã-clubes rachariam, eliminando a ação diferencial deste ano. Isto fortalece os candidatos da Mynd8.

À exceção de Key Alves e Fred Nicácio, que já era contatado da Solo antes de entrar, e Tina Calamba e Gabriel Fop, que assinaram com a Ford Models, as agências dos participantes da atual edição não foram propagandeadas. Mas vale apontar que Domitila Barros tem o perfil predileto da Mynd8, por seu envolvimento em causas sociais, tema caro para a agência - em mais de um sentido. 

Sem que seja assumido, os candidatos contratados, em negociação ou que são prioridades para assinatura com o grupo gigante de mídia acabam impulsionados por um marketing de verba milionária, numa luta desigual contra a operação caseira dos fãs.

Boninho preferiu ficar do lado do dinheiro em vez de abraçar a novidade e a paixão dos fãs, que as páginas de fofoca execram por atrapalhar seus planos.

O movimento já tinha sido notado nessa semana, quando o "BBB 23" não mostrou as conversas do Almoço do Anjo nem o resumo do Jogo da Discórdia pela primeira vez na edição.  E isto mesmo tento interrompido uma conversa importante da Discórdia com comerciais, e, na volta, o programa entrar no ar com uma sister em lágrimas e abraçada. A emissora tratou de fingir que nada aconteceu.

Por coincidência, todos esses momentos arranhavam a imagem de Domitila Barros. Além disso, no dia em que tradicionalmente seria visto o resumo da Discórdia, foi ao ar um vídeo de exaltação, ou quase beatificação, da mesma Domitila.

A semana de proteção a Domitila também coincidiu com ataques velados a Larissa, sua maior adversária no game. Como se não bastasse esconder as conversas da sister com a Miss Alemanha, a produção inseriu mensagens de Twitter na tela com menções negativas à professora, maior vítima de machismo na edição - fato também tratado pelos produtores como se não tivesse acontecido.

A mudança na votação seria mais uma medida de proteção, uma vez que o nome de Domitila voltou a ser ventilado para o paredão.

Mudar o game internamente, com dinâmicas diferentes, mesmo que concebidas para culminar num resultado específico, tem sido a regra da edição. Mas mexer com o voto é novidade. O voto inverso só era usado no "BBB" para paredão falso, e a decisão de Boninho de mudar as regras do jogo, na reta final,  escancara o efeito casuístico da medida.

Até o momento, os confinados não foram avisados da mudança, que vem à tona no momento que o quarto Deserto tem mais chances de ter duas indicadas simultâneas no paredão. Caso vencessem mais uma eliminação, o jogo ficaria parelho com o grupo da Mynd8 no Fundo do Mar, tornando mais difícil essa formação desfavorável ao Deserto voltar a acontecer.

Para não dar possibilidade de evitar que pelo menos duas ou até três do Deserto estejam juntas na votação, Boninho também determinou que o paredão será quádruplo.

O momento escolhido para a mudança assinada por Boninho ressalta a estratégia da produção. E também, infelizmente, coloca o "BBB" no nível de credibilidade de "A Fazenda".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade