Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reality Shows

Karol Conká é manipuladora, diz psicóloga

Cantora liderou ataques e cenas de humilhação ao 'brother' Lucas Penteado no BBB 21

4 fev 2021 - 15h26
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A frase-clichê "a vida imita a arte" encaixa muito bem no roteiro do Big Brother Brasil 2021. E o "Caso Lucas" é um bom exemplo disso, infelizmente. Lucas Penteado, 24, foi excluído, humilhado e atacado por quase toda a casa após ter alguns desentendimentos e protagonizar confusões com outros brothers. No entanto, mesmo ao pedir desculpas e tentar se redimir, o jovem continuou sendo alvo de Karol Conká e Nego Di.

Karol Conká é manipuladora, diz psicóloga:

"O que tem acontecido dentro do BBB é o que acontece muito nas redes sociais. Alguém não gosta de alguma atitude, uma frase, qualquer coisa, e isso já é motivo para 'cancelar' aquela pessoa. A Karol Conká veio como a 'canceladora' do garoto, mas que mais me impressionou foi a forma como ela manipulou todo mundo contra ele", afirma Aline Linares ao Terra, psicóloga que trabalha com a linha humanista existencial*.

"Nós somos seres humanos e estamos sujeitos ao erro. O Lucas se excedeu num dia, numa festa, teve sua culpa e acabou sendo isolado. Ela [Karol Conká] não deixava ele falar, chegando a humilhar. Foi pedido desculpas e a forma de ela aceitar foi como tática de jogo", acrescenta.

Nego Di começou sua vivência no BBB 21 lado a lado com Lucas. O que parecia ser o começo de uma bonita amizade, tendo até a hashtag #ÉosGuri em apoio à dupla nas redes sociais, terminou com trocas de ofensas e Nego Di afirmando durante uma discussão que, se Lucas quer perdão, vai ter que "mostrar com atos".

"Nego Di está mostrando um comportamento muito contraditório dentro da casa. Primeiro, ele e o Lucas começaram fazendo tudo juntos, mas na primeira dificuldade, ele resolveu se afastar dizendo que não tem nada a ver com ele", conta Aline.

"É mais uma prova de como as pessoas entraram com uma mentalidade no jogo de estar dentro do 'maior grupo', como se aquilo fosse garantir a permanência no BBB", conclui.

Karol Conká está sofrendo retaliações fora da casa após protagonizar ataques a Lucas Penteado
Karol Conká está sofrendo retaliações fora da casa após protagonizar ataques a Lucas Penteado
Foto: Reprodução/Rede Globo

Veja mais tópicos abordados com a psicóloga abaixo.

Karol Conká faz manipulação com outros brothers

O manipulador, para ele conseguir se empoderar, ele precisa dessa validação dos outros. Ela vai em um grupo, fala mal, vai em outro, fala mal. 'Não vou comer com você', ela disse para o Lucas. E como terminou? Ela conseguiu isolar o rapaz. Eu não vi ninguém se opondo à Karol Conká naquele momento. A única pessoa que se manifestou foi a Sarah, no jogo da discórdia. Eu já observei isso bastante em grupos menores. Uma pessoa se excede e quem tem o poder de liderança é quem tem o poder de isolar

Bullying com Lucas e Juliette

É um comportamento muito comum em escolas, mas estamos vendo isso acontecer com um grupo de pessoas adultas e instruídas. O Lucas por ter cometido seus erros e Juliette por questões xenofóbicas. Muitas vezes, quem pratica o bullying tem questões muito peculiares. Às vezes é não conseguir lidar com a baixa autoestima, falta de confiança ou a massa de manobra, que é o que a gente observa na casa. Escolheram duas pessoas para "perseguir".

Empatia e saúde mental

As pessoas não sabem se colocar no lugar de uma pessoa depressiva ou que sofre de ansiedade. O erro dele partiu de uma ansiedade, do 'vamos militar, vamos fazer uma coisa diferente'. Quantas pessoas não cometem erros por conta da ansiedade? Uma coisa que eu achei interessante é que o estigma da saúde mental persiste. Ao invés de alguém ir lá e acolher, como o Projota, preferem falar que ele está fazendo 'vitimismo'. O isolamento é muito complicado. E fica um alerta: uma pessoa que se sente incomodando o mundo, é capaz de fazer qualquer coisa contra si mesmo.

*A psicologia humanista existencial tem como principal característica considerar o ser humano como um todo, considerando que há múltiplos fatores envolvidos na saúde mental.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade