Lucas Buda enfrenta processo por abandono de emprego após participação no BBB 24
Secretaria Municipal de Educação do Rio abriu queixa contra o ex-BBB por faltas consecutivas e recebimento indevido de salário
.
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro instaurou um processo administrativo contra Lucas Henrique Ferreira, conhecido como Lucas Buda, ex-participante do "Big Brother Brasil". O ex-BBB é acusado de abandono de emprego após acumular faltas consecutivas enquanto ainda recebia salário como professor.
Faltas e processo administrativo
Lucas estava de férias em janeiro, período em que recebeu integralmente seu salário. No entanto, durante sua participação no "BBB 24", ele acumulou 30 faltas consecutivas a partir de fevereiro, o que levou à abertura de um processo de abandono de emprego em março, conforme previsto no procedimento administrativo da Secretaria. "Ele começou a sofrer descontos em março e teve a suspensão total dos vencimentos em abril, maio e junho", informou a Secretaria em nota oficial.
Reassunção do cargo e novas faltas
Em junho, Lucas Buda solicitou a reassunção ao seu cargo público, mas após novas faltas, um novo processo de abandono foi iniciado, resultando novamente na suspensão de seu salário. "Estava nos meus planos conciliar a vida de influenciador com a vida de professor, mas, infelizmente, não foi possível por conta das agendas", afirmou Lucas à imprensa na época. Ele mencionou que a partir de junho passou a viajar para divulgar festivais culturais e participar de eventos, o que dificultou a conciliação entre as duas atividades.
Ressarcimento e esclarecimentos
A Secretaria Municipal de Educação informou que o valor recebido por Lucas em fevereiro foi ressarcido aos cofres públicos. "Recebi os salários no começo do ano, por conta do meu trabalho em dezembro. Foram férias e o salário de dezembro, tudo dentro da legalidade", esclareceu Lucas Buda, acrescentando que os valores indevidos foram devolvidos de imediato.
O processo de abandono do cargo público segue em andamento.