Médico explica crise de asma de Diego Hypolito no BBB 25: 'Estresse emocional'
Em entrevista à Contigo!, Dr. Neto Borghi explica mais detalhes da crise de asma que Diego Hypolito sofreu após o último paredão do BBB 25
Na última terça-feira (1°), Diego Hypolito precisou ser atendido às pressas pela equipe médica do BBB 25. O motivo? Logo após a eliminação desta semana, o ginasta teve uma crise de asma dentro da casa mais vigiada do Brasil. Em entrevista à Contigo!, Dr. Neto Borghi explica mais detalhes dos motivos que podem ter desencadeado a falta de ar do artista no reality show da Globo.
"Quando a pessoa está sob estresse emocional — como raiva, medo, tristeza ou ansiedade intensa — o corpo libera hormônios que deixam as vias respiratórias mais sensíveis. Isso pode causar um aperto no peito, chiado e dificuldade para respirar, que são os sintomas típicos da asma. Além disso, o estresse pode atrapalhar o uso correto dos remédios ou fazer com que a pessoa perceba os sintomas com mais intensidade, aumentando o risco de uma crise. Ou seja: O emocional afeta diretamente o pulmão, especialmente em quem já tem asma", diz.
Durante o BBB 25, Diego Hypolito já confessou aos demais participantes que sofreu com crises de ansiedade em outros momentos, além de depressão e claustrofobia. O clínico geral ressalta que essas condições podem agravar ainda mais o quadro de asma.
"A ansiedade pode piorar muito os sintomas da asma. Quando uma pessoa está ansiosa, ela tende a respirar mais rápido, o que pode provocar falta de ar, sensação de aperto no peito e até chiado. Isso pode desencadear ou intensificar uma crise asmática. E mesmo quem nunca teve asma pode sentir sintomas parecidos durante uma crise de ansiedade intensa. A diferença é que, nesses casos, o problema é mais ligado ao emocional do que ao pulmão. Mas os sintomas são tão reais quanto os de uma crise de asma e precisam de atenção", destaca.
"A ansiedade e a asma têm uma relação muito próxima. Quando a pessoa está ansiosa ou em crise emocional, isso pode piorar ou até desencadear sintomas respiratórios. É como se o corpo reagisse emocionalmente pelo pulmão", acrescenta. Dr. Neto Borghi ainda reforça que o confinamento do reality show da Globo pode contribuir ainda mais.
"No caso do Diego Hypólito, que já tem um histórico de asma, depressão e claustrofobia, estar confinado em um lugar fechado, sem liberdade de sair e com pressão psicológica constante, pode funcionar como um gatilho forte para tudo isso ao mesmo tempo: ansiedade, crises respiratórias, sensação de sufocamento. Esse tipo de ambiente fechado, como o do BBB, pode sim agravar a saúde mental e física, principalmente de quem já tem alguma condição emocional ou respiratória", finaliza.
Ver essa foto no Instagram