Patrocinadores do BBB 23 repudiam assédio sofrido por Dania Mendez
Nas redes sociais, as marcas Mercado Livre, Magazine Luiza, Nestlé, Coca-Cola, Riachuelo e Ademicon emitiram comunicados repudiando
A Globo ainda não se manifestou sobre o assédio sofrido pela mexicana Dania Mendez em sua primeira noite no BBB 23, mas está ficando cada vez mais difícil passar o pano. O caso teve repercussão internacional e agora gerou reação dos próprios patrocinadores do programa.
Nas redes sociais, as marcas Mercado Livre, Magazine Luiza, Nestlé, Coca-Cola, Riachuelo e Ademicon emitiram comunicados repudiando qualquer tipo de assédio sexual sofrido por mulher.
Patrocinadora da festa da noite, a Coca-Cola reagiu rapidamente: "Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!".
O Magazine Luiza usou seu avatar no protesto. Na postagem, a Lu aparece segurando um cartaz que diz: "Se em frente às câmeras isso acontece com as mulheres, imagine quando ninguém está olhando". E acrescentou um texto: "Eu, que sou virtual, já acho extremamente revoltante os assédios que recebo nos comentários e DM. Agora, fico imaginando como as mulheres reais aguentam lidar com importunação sexual, assédio e outras violências de todos os dias!"
A Riachuelo também apontou que limites foram ultrapassados. "Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação", postou a marca.
O Mercado Livre acrescentou: "Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio". E ainda se estendeu, em resposta a comentários sobre a publicação: "Como em qualquer episódio de assédio, precisamos nos mostrar vigilantes e, juntos, acolher as vítimas antes de qualquer outra decisão".
A ação acontece no momento em que denúncias do assédio e pedidos de expulsão dominam os tópicos do Twitter.
Os abusos aconteceram na madrugada desta quinta (15/3). Começaram quando MC Guimê tentou importunar a mexicana durante sua Festa do Líder, levando Dania a retirar a mão do funkeiro de sua bunda, e posteriormente no quarto Fundo do Mar, quando Cara de Sapato tentou beijá-la à força e, mesmo diante da recusa, persistiu em cercá-la e jogar seu corpo sobre o dela, embora ela seguisse dizendo não.
MC Guimê também se passou com Bruna Griphao, batendo da bunda da sister e insistindo que ela fosse para o quarto com ele.
Vale lembrar que a internet tinha achado um absurdo Larissa Santos chamar atenção de Bruna para o comportamento de Guimê na festa passada. Na época, a atitude da sister que mais combateu machos tóxicos no programa alimentou o ranço do público, que optou por eliminá-la na votação seguinte.
👉 Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. 👈
Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!
— Coca-Cola Brasil 🧊 (@CocaCola_Br) March 16, 2023
Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio. pic.twitter.com/EUy2aBVxJy
— Mercado Livre no #BBB23 🤝 (@MercadoLivre) March 16, 2023
, para nós até mesmo um aperto de mão só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Como em qualquer episódio de assédio, precisamos nos mostrar vigilantes e, juntos, acolher as vítimas antes de qualquer outra decisão.
— Mercado Livre no #BBB23 🤝 (@MercadoLivre) March 16, 2023
Se você presenciar qualquer uma dessas situações, DENUNCIE! No SuperApp Magalu, vocês encontram um botão de denúncia e acolhimento em parceria com a ONG @justiceirasbr! O combate à violência contra a mulher é #UmaLutaDeTodosNós!
— Lu do Magalu 💙 (@magalu) March 16, 2023
Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação.
— Riachuelo 💃🏽 (@riachuelo) March 16, 2023
Passando para lembrar: não é não! pic.twitter.com/b7FPRB0sZf
— #AdemiconNoBBB 🚀 (@ademicon) March 16, 2023
O respeito é um valor inegociável em nossas relações. Repudiamos qualquer forma de assédio e entendemos que é nosso papel, cada vez mais, nutrir o diálogo para conscientização da sociedade.
— Chocolates Nestlé Classic no #BBB23 🍫 (@NestleChocoBR) March 16, 2023