Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reality Shows

Oferecimento Logo do patrocinador

Qual é a doença de Daniele Hypólito? Diagnóstico quase tirou a vida da ginasta

Doença de Daniele Hypólito fez a ginasta enfrentar longa batalha em 2023; veja mais

28 jan 2025 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários
Qual é a doença de Daniele Hypólito? Diagnóstico quase tirou a vida da ginasta
Qual é a doença de Daniele Hypólito? Diagnóstico quase tirou a vida da ginasta
Foto: Reprodução/Globo / Contigo

Nesta semana, Daniele Hypólito desabafou no BBB25 sobre uma dura batalha que enfrentou em 2023: um diagnóstico de pielonefrite. "Cara, quase que eu morri. É quando a gente percebe como a vida é um sopro", desabafou ela. "Eu estava bem, trabalhando, e, de repente, comecei a ter sintomas. Só depois descobri que era algo muito mais sério". Mas o que é essa doença?

Qual é a doença de Daniele Hypólito?

A pielonefrite é uma infecção urinária grave causada por uma cistite mal tratada. Segundo o urologista Dr. Dirceu José Brigato Paviato, a doença pode levar a morte: "É mais comum em mulheres causando febre, calafrios, dor lombar, mal-estar e queda do estado geral, além de sintomas urinários, ardência, aumento da frequência das micções. É uma doença grave com risco de 35% de óbito se não tratada".

Os primeiros sinais

De acordo com a médica nefrologista Dra. Maria Amélia Abdo Barreto, os primeiros sinais da doença são urinários: "Ardência ao urinar, vai várias vezes ao banheiro e não se sente satisfeito. Vai dar uma dor lombar grande e, depois, febre alta".

O tratamento, segundo a especialista, envolve antibióticos e medicamentos fortes. Porém, o paciente pode agravar o caso se não seguir as indicações médicas: "Essa infecção pode se espalhar e virar uma septicemia, que é uma infecção generalizada". Após os dez dias de tratamento, é indicado fazer um ultrassom nos rins para saber se há cálculos renais facilitando o surgimento de infecções.

Os efeitos na vida de atleta

Dr. Dirceu José Brigato Paviato ainda ressalta que a doença é altamente prejudicial na vida de atleta, pois o repouso precisa ser absoluto: "A doença interfere no treinamento, exige repouso, internação em muitos casos, e convalescença prolongada de acordo com a intensidade do caso".

A doença pode voltar?

Segundo ambos os médicos, é possível que a pielonefrite retorne mesmo após o tratamento. Maria Amélia afirma que a melhor forma de evitar com que o diagnóstico volte é consumir muita água para realizar micções frequentes.

"Dependendo da causa, se houver alguma condição que mantenha a presença da bactéria, como cálculo urinário, refluxo vesico-ureteral, alteração da drenagem do rim ou bactéria muito resistente aos antibióticos", explicou Dirceu. "O mais importante é sempre procurar o médico ao primeiro sinal de cistite, dor ou aumento da frequência ao urinar, calafrios, para evitar que a infecção atinja os rins. A ingestão frequente de água, micções frequentes e evitar segurar urina por muito tempo são excelentes formas de se proteger das infecções".

Contigo Contigo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade